Legião Urbana - O Descobrimento Do Brasil (1993)


Artista: Legião Urbana
Disco: O Descobrimento Do Brasil
Ano: 1993
Esta edição: 1995 (Re-Edição em CD)
Gravadora: EMI (Edição original e Re-Edição)
Estilo: Post Punk, Pop Rock, Art Rock
Tempo total: 51:32
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Vinte E Nove - 3:43
02. A Fonte - 3:56
03. Do Espírito - 3:22
04. Perfeição - 4:37
05. O Passeio Da Boa Vista - 2:02
06. O Descobrimento Do Brasil - 5:03
07. Os Barcos - 2:53
08. Vamos Fazer Um Filme - 4:21
09. Os Anjos - 2:05
10. Um Dia Perfeito - 3:26
11. Giz - 3:23
12. Love In The Afternoon - 4:26
13. La Nuova Gioventú - 4:03
14. Só Por Hoje - 4:02

Um pouco da história:
Legião Urbana é uma banda brasileira de rock que surgiu em Brasília. Ativa entre 1982 e 1996, a banda foi desfeita após a morte do seu vocalista e líder, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. No período, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 25 milhões de discos vendidos. Em 2010, a Legião Urbana foi o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vendeu discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano . A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999 e faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso. Em outubro de 2015, a banda retornou aos shows, com integrantes originais e novos músicos.

A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música "Veraneio Vascaína" (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico).

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista), hoje conhecido como Kadu Lambach. Na verdade, a Cadoro Promoções — empresa responsável pela produção do festival — havia contratado o Aborto Elétrico e até impresso centenas de cartazes com o nome da banda formada por Renato Russo, Fê Lemos e André Pretorius. Mas como o grupo havia acabado, Renato convenceu o dono da produtora, Carlos Alberto Xaulim, a se apresentar com a banda que tinha acabado de formar com o baterista Marcelo Bonfá. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983.


O Descobrimento do Brasil é o sexto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Legião Urbana, lançado em 1993 pela gravadora EMI. O álbum é marcado pela angústia e ao mesmo tempo otimismo de Renato Russo para livrar-se da dependência química e com os avanços no tratamento contra o HIV. As principais canções do disco foram Vamos Fazer um Filme, Giz, Perfeição e Só Por Hoje. No Brasil foram vendidos mais 950.000 mil cópias, o sétimo álbum mais vendido da banda e premiado com Disco de Platina Triplo pela ABPD.

A música de trabalho era Perfeição, um rock que citava com ironia toda a forma de estupidez. A letra foi tão impactante, que a MTV se ofereceu para a produção de seu vídeo clipe.

Na Faixa Vinte e Nove cita-se o Retorno de Saturno, fenômeno este descrito pela Astrologia: Saturno demora cerca de 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo; considera-se, então, que os vinte e nove anos de vida marcam o início de uma nova fase na vida de cada pessoa.

Russo considerava a faixa Giz como sua favorita, tida por ele como "completinha". O título se refere à infância do compositor, que tinha o hábito de desenhar o sol durante dias de chuva.

Como o Nirvana estava no auge, a faixa Do Espírito era considerada por Renato Russo a "música grunge da Legião".

A letra da música Os Barcos mostra um momento amoroso conturbado do poeta Renato Russo: "E você diz que tudo terminou mas qualquer um pode ver/ Só terminou pra você".

Fonte: Wikipedia

Website oficial: www.legiaourbana.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0440

Postar um comentário

0 Comentários