Elba Ramalho - Capim Do Vale (1980)


Artista: Elba Ramalho
Disco: Capim Do Vale
Ano: 1980
Esta edição: 1999 (Re-edição em CD)
Gravadora: Epic (Edição original e re-edição)
Estilo: Folk, MPB
Tempo total: 39:37
Formato: MP3 320k (+ capas)

Faixas:
01. Caldeirão De Mitos - 4:19
02. Nó Cego - 3:28
03. Pés De Milho - 2:28
04. Légua Tirana - 2:44
05. Porto Da Saudade - 2:11
06. O Violeiro - 4:41
07. Banquete De Signos - 2:43
08. Espiral Do Tempo - 3:28
09. Capim Do Vale - 4:26
10. Fulô Da Margem - 3:24
11. Imbalança - 2:34
12. Veja (Margarida) - 3:05

Um pouco da história:
Elba Maria Nunes Ramalho (Conceição, 17 de agosto de 1951) é uma cantora e atriz brasileira. Vencedora de um prêmio, ainda enquanto atriz, por sua interpretação de "O meu amor" com Marieta Severo em 2009 Recebeu da Associação de Críticos de Arte de São Paulo prêmio de "Melhor Show do Ano", em duas ocasiões: em 1989 pelo show Popular Brasileira e em 1996 pelo show Leão do Norte.

Sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto feminino "As Brasas". Posteriormente, o grupo se transformou de musical para teatral. Contudo, Elba continuou a cantar e a participar de festivais pelo Nordeste brasileiro. Em 1979, lançou seu primeiro álbum, "Ave de Prata". Em 2009, Elba fez 30 anos de carreira.

É bicampeã do Grammy Latino, pelos álbuns: Qual o Assunto Que Mais Lhe Interessa?, lançado em 2008 e Balaio de Amor, 2009, na categoria Melhor Álbum de Raízes Brasileiras: Regional e Tropical. Em mais de 35 anos de carreira, Elba Ramalho vendeu mais de 10 milhões de discos.

Elba nasceu na zona rural de Conceição, mais conhecida como Conceição do Vale do Piancó. Em 1962, a família se mudou para a cidade de Campina Grande, também na Paraíba. O pai se tornou proprietário do teatro local. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na velhice

Elba fez um aborto em sua primeira gravidez, em 1973, e se diz arrependida. Revelou à Revista Veja em 1997 que não tomaria essa atitude novamente mesmo se não quisesse o filho.


Release do LP
Capim do Vale é o segundo LP de Elba ramalho pela CBS, e vem fixar de forma definitiva a imagem dessa cantora que desde o ano passado, com o disco e o show Ave de Prata, revelou-se como uma das vozes mais pessoais entre os novos nomes da música brasileira. As canções interpretadas por Elba compõem, em seu conjunto, a imagem de um trabalho musical onde está presente o Nordeste como fonte inspiradora original, com sua música áspera, maliciosa, lírica, e – principalmente – carregada de uma poderosa energia que brota de cada uma das faixas deste disco. Capim do Vale é um disco onde está presente a música nordestina contemporânea, com tudo que ela tem de força criadora, de transformação contínua, e da permanente inventividade que consegue absorver e dominar as influências mais fortes. É um trajeto musical que a voz de Elba traça com canções de autores da Paraíba (Zé Ramalho, Sivuca, Pedro Osmar, Bráulio Tavares e Vital Farias), de Pernambuco (Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Carlos Fernando), Bahia (Elomar, Jatobá e Capinan) e Rio Grande do Norte (Mirabô).
O disco, gravado nos estúdios Transamérica e Hawai, teve direção artística e de produção de Mauro Motta, tendo como assistentes de produção Bebeth Holmes e a própria Elba. Entre os músicos que tiveram participação especial nas doze faixas, aparecem Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Sivuca, Abdias, Robertinho do Recife, Dino, Pedro Osmar, Vital Farias, Paulinho Rafael, Zé da Flauta e o regional de Jackson do Pandeiro.
O Nordeste está presente em todas as faixas de Capim do Vale, sob as mais diversas formas. Desde as canções mais caracteristicamente regionais (Capim do vale, Fulô da margem, Pés de milho) até canções de temática semiurbana (Veja (Margarida), Porto da saudade), passando por outras que, através de uma fusão de temas e de ritmos, procuram sintetizar as mil faces da complexa realidade cultural nordestina (Espiral do tempo, Caldeirão dos mitos, Banquete de signos). Ao lado dessas, aparecem as regravações (O violeiro, Légua tirana, Imbalança) e uma canção de ritmo forte e letra intensamente atual (Nó cego).

Equipe CBS: Ave de Prata teve uma vendagem surpreendente para um disco de estreia. Você acha que Capim do Vale pode estourar?
Elba: Talvez, mas não é isso o mais importante. É claro que vou gostar caso o disco tenha uma aceitação imediata muito grande. Mas estou mais interessada é em garantir a continuidade do trabalho iniciado em Ave de Prata. De que adianta um disco tocar o tempo todo durante um ano inteiro e dois anos depois ser esquecido? Você pega uma revista de cinco anos atrás, vê a lista das paradas de sucesso. A maioria são músicas de que ninguém se lembra mais, não sabe mais nem cantarolar. Por isso eu não me preocupo em “estourar”. O que eu quero é que as pessoas percebam que existe uma proposta clara e muito forte no meu trabalho; quero que as pessoas confiem nesse trabalho, acreditem nele, entendam o que ele significa. Mais importante do que um “estouro” imediato é eu conseguir fazer com que daqui a dez anos as pessoas ainda encontrem motivos para colocar esses meus discos na vitrola.

Texto Original do LP por Elba Ramalho
Claridade é o fogo, o artifício, o cumprimento do ofício, a consciência do prazer.
Claridade é a luz do sol, raiar de todos os dias na alma, a nova geração, a pureza, o verbo, a reflexão, a ciência.
Um pavio aceso na escuridão.
Claridade é um rio correndo, todo o começo, todo o amor; é a poesia, é a música brasileira e todos os amigos do peito.
Claridade é Caetano, Gil, Mautner, Melodia, Chico, Geraldinho, Luiz Gonzaga, Luis Ramalho, Zé Ramalho, Amelinha, Vital, Valença, Nené, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Noveli, Schangai, Tadeu, Bráulio, Umbelino, Romero, Washington, Dal, João, Carlinhos Jullien, Carlos Fernando, Katia Messel, de França, Abdias, Robertinho de Recife, Milton Nascimento, Paulo Rafael, Zé da Flauta, Pedro Osmar, Elomar, Jatobá, Mirabô, Capinan, Paulinho Tapajós, Nelsinho, Guil, Zé Américo, Joca, Elber, Marcos Amma, Mauro Motta, Bebeth, Beto Ribeiro, Coutinho e Géu.
Com um beijo,
Elba Ramalho

Fonte: Wikipedia / Site Oficial

Site: www.elbaramalho.com.br

Outros discos da artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0149

Postar um comentário

0 Comentários