Artista: Fernanda Abreu
Disco: SLA Radical Dance Disco ClubAno: 1990
Esta edição: 1990 (Edição original em CD)
Gravadora: EMI
Estilo: Dance, Eletrônico
Tempo total: 38:33
Formato: MP3 320k (+ scans)
Faixas:
01. Disco Club 1 - Abertura / A Noite - 5:07
02. SLA Radical Dance Disco Club - 2:53
03. Kamikazes Do Amor - 4:16
04. Luxo Pesado (Got To Be Real) - 4:29
05. Você Pra Mim - 4:27
06. Space Sound To Dance - 3:10
07. Speed Racer - 4:02
08. Vênus Cat People - 3:55
09. Disco Club 2 (Melô Do Radical) - 2:20
10. Kung Fu Fighting - 3:50
Um pouco da história:
Fernanda Sampaio de Lacerda Abreu nasceu às 23:00 do dia 8 de setembro de 1961 no Rio de Janeiro, sendo filha da bibliotecária carioca Vera Marina Sampaio de Lacerda, e do arquiteto português Armando Abreu, tendo ainda um irmão mais novo Felipe Abreu. Sua mãe era deficiente auditiva e visual. Além da descendência direta portuguesa – uma vez que seu pai nasceu e morou em Portugal até se casar –, a cantora também tem antepassados portugueses, africanos e indígenas por parte materna. Aos quatro anos sua família se mudou para uma casa com design projetado por seu pai no Jardim Botânico, bairro nobre da Zona Sul carioca, onde também viviam seus avós maternos em outra ala do local. O interesse de Fernanda pela música surgiu nesta época, uma vez que a família desfilava anualmente no Carnaval do Rio de Janeiro, além de seu pai fazer parte de um grupo de samba intitulado A Patota, onde tocava cuíca. A mãe de Fernanda, apesar de não fazer parte do grupo, também cantava e tocava ganzá, tendo introduzido ela aos discos de diversos músicos brasileiros, incluindo Clara Nunes, Cartola, Nélson Cavaquinho, Roberto Ribeiro e João Nogueira.
Aos nove anos iniciou aulas de balé na academia ministrada pela russa Tatiana Leskova, quando veio a se formar como bailarina alguns anos depois.[6] Na adolescência também ingressou nos cursos de vilão, canto, dança clássica e dança contemporânea conforme seu interesse pela música se afunilava, ingressando em corais comunitários e participado de festivais de música infantil ao lado de seu irmão. Em 1977, aos dezesseis anos, ingressou no Grupo Coringa, companhia de dança liderada pela bailarina Graciela Figueroa. Em 1981 Carlos Afonso, um dos bailarinos principais, deixa o grupo para montar sua própria companhia, o Grupo Fonte, no qual Fernanda o acompanhou, ficando até o ano seguinte. No mesmo ano fundou sua primeira banda, a Nota Vermelha, na qual dividia os vocais com Leo Jaime.
Blitz
Em janeiro de 1982 Fernanda foi convidada por Evandro Mesquita para integrar a BLITZ, banda recém-formada, no qual assumiu os backing vocals ao lado de Marcia Bulcão, dividindo o palco também com Lobão na bateria, Ricardo Barreto na guitarra, Antônio Pedro Fortuna no baixo, William Forghieri nos teclados. A banda começou a fazer shows em bares da Zona Sul do Rio de Janeiro e, em pouco tempo, atraiu grande público, levando-os a se apresentar no palco do Circo Voador, a maior casa de shows carioca da época. A repercussão chamou atenção da EMI, que assinaram contrato com a banda e, em 20 de julho, é lançado o primeiro single, "Você Não Soube Me Amar". Em três meses o compacto com apenas a faixa vendeu 100 mil cópias, se tornando a canção de maior sucesso deles.
Em 1985 a Blitz se apresentou em duas datas da primeira edição do Rock in Rio – 13 de janeiro, para um público de 110 mil pessoas, e 20 de janeiro, para 200 mil pessoas. Logo após, "Eugênio" e "Louca Paixão" foram lançados como segundo e terceiro singles do álbum, respectivamente. A superexposição e a demanda exagerada de trabalho gerou conflitos internos e os integrantes entenderam que era hora de dar um hiato nos trabalhos da banda, anunciando que trabalho seguinte, intitulado O Último da Blitz, seria o último. No entanto, o álbum nunca chegou a ser gravado, uma vez que Ricardo e Márcia deixaram a banda no final de 1985 e, em 3 de março de 1986, a BLITZ anunciou sua separação oficial.
1987–91: SLA Radical Dance Disco Club
Em 1987 o diretor da EMI, Jorge Davidson, ofereceu um contrato de gravação para Fernanda, afirmando que ela deveria aproveitar enquanto ainda estava forte no imaginário do público, porém a cantora recusou, explicando que ainda não tinha material próprio e que não iria gravar um disco que não fosse autoral, colocando apenas a voz em um material de terceiros. Na mesma época ganhou de presente uma bateria eletrônica do produtor Liminha para que, assim, pudesse compor suas próprias músicas, além de aprender tocar violão, o que ajudou neste processo. Ainda naquele ano realiza o primeiro trabalho como artista solo, colaborando em "Juliette", de Fausto Fawcett, lançado como segundo single do álbum Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros. Em 1989, foi apresentada ao funk carioca pelo sociólogo Hermano Vianna, irmão de Herbert, que a leva a um baile comandado pelo DJ Marlboro, no mesmo ano, Fernanda procurou Jorge para mostrar uma fita demo com quatro faixas autorais produzidas por Herbert Vianna, tendo foco na música pop, funk e disco music que era feita nos Estados Unidos e longe do rock de antigo grupo. O diretor afirmou que não havia mercado no Brasil para o pop, até então inédito, porém Fernanda garantiu que poderia ganhar notoriedade: "Eu falei 'não tinha, mas vamos inaugurar'". Em 2 de fevereiro de 1990 é lançado seu primeiro single, "A Noite", mesclando música pop e dance-pop, inédito no Brasil. A faixa trazia samplers de "D.I.S.C.O", do grupo Ottawan, e de "Lady Marmalade", de Labelle, sendo também incluída na trilha sonora da telenovela Mico Preto.
O álbum de estreia, SLA Radical Dance Disco Club, foi lançado oficialmente em 17 de março, trazendo nove das onze faixas compostas por Fernanda em parceria com outros músicos, além das versões de "Kung Fu Fighting", de Carl Douglas, e "Got To Be Real", de Cheryl Lynn – sob o nome de "Luxo Pesado" e interpretada parte em português, parte originalmente em inglês. O disco vendeu ao todo 260 mil cópias. A faixa-título "SLA Radical Dance Disco Club" foi lançado como segundo single em 12 de julho. Em 10 de outubro o terceiro single, "Você pra Mim", é liberado, trazendo sampler de "Just the Way You Are", de Barry White, além de ser incluída na trilha sonora da telenovela Meu Bem, Meu Mal. A faixa foi a segunda de Fernanda a atingir o primeiro lugar nas rádios. "Speed Racer" foi o quarto lançamento do álbum, liberada em 22 de abril de 1991. Em 19 de setembro chega às rádios o quinto e último single do álbum, "Kamikazes do Amor".
Fonte: Wikipedia
Site oficial: www.fernandaabreu.com.br
Prévia:
PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0 Comentários