Disco: Há 10 Mil Anos Atrás
Ano: 1976
Esta edição: 2005 (Re-edição em CD)
Gravadora: Philips (Edição original) / Universal (Esta edição)
Estilo: Rock, MPB
Tempo total: 45:27 (com Bônus)
Formato: MP3 320k (+ scans)
Faixas:
01. Canto Para Minha Morte - 3:50
02. Meu Amigo Pedro - 4:46
03. Ave Maria Da Rua - 4:35
04. Quando Você Crescer - 4:16
05. O Dia Da Saudade - 2:33
06. Eu Também Vou Reclamar - 3:20
07. As Minas Do Rei Salomão - 2:56
08. O Homem - 3:02
09. Os Números - 2:27
10. Cantiga De Ninar - 2:38
11. Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás - 4:48
Bônus
12. Love Is Magick - 2:47
13. Maluco Beleza - 3:23
Um pouco da história:
Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". Sua obra musical é composta por 17 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let me Sing, Let me Sing". Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Raulzito e os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como o ocultista britânico Aleister Crowley.
Cético e agnóstico, Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas ideias dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, como Abre-te Sésamo (1980), Raul Seixas (1983), Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com o também baiano e amigo Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida em que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos anos. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª , encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde dois de seus álbuns apareceram Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição e Novo Aeon ficou em 53º lugar, demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.
Há 10 Mil Anos Atrás é o quinto álbum de estúdio solo do cantor e compositor brasileiro Raul Seixas, lançado em dezembro de 1976 pela gravadora Philips Records e gravado entre maio e novembro do mesmo ano nos estúdios Phonogram na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Este disco representou uma volta ao misticismo que marcou o auge de sua carreira, após a relativa baixa de vendas de Novo Aeon, no ano anterior, em que o músico tinha mudado sua postura e a temática de suas canções.
O álbum teve uma recepção fria da crítica especializada, com críticos pontuais - mais próximos do cantor baiano - elogiando o trabalho. A divulgação pela gravadora foi boa, contando com clipe musical no programa dominical da Rede Globo, o Fantástico. As vendagens foram positivas, significando uma recuperação em relação ao álbum anterior, apesar do contínuo abuso do cantor de álcool e drogas, o que viria a prejudicar a sua carreira no futuro. O disco é visto hoje como um dos momentos altos da carreira do compositor baiano, trazendo dois de seus maiores sucessos: "Eu Também Vou Reclamar" e "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás".
Antecedentes
Após o lançamento de Novo Aeon, no ano anterior, Raul Seixas encontrava-se pressionado por sua gravadora para lançar um novo sucesso. Não que as vendagens do disco anterior tivessem sido baixas, chegaram a 60 mil. O problema é que as expectativas tinham subido após Gita, de 1974, que havia vendido mais de 100 mil cópias e sido certificado como "disco de ouro". Com a liberdade artística que Raul contava e o custo da produção dos seus discos, sua gravadora esperava resultados melhores. Por outro lado, Raul sentia-se desprestigiado porque acreditava que sua gravadora não reconhecia seus esforços e percebia que sua gravadora julgava-o meramente pelos resultados comerciais de seus discos, não por seus resultados estéticos.
Desse modo, após o rompimento com o seu empresário, Guilherme Araújo, em 1974, Raul experimentou uma mudança de imagem em 1975, cortando seu cabelo e diminuindo o nível de signos e símbolos esotéricos presentes em seus álbuns naquele ano. A estratégia não foi considerada bem sucedida, levando a retomada da imagem do mago, do profeta, do guru neste álbum.
Gravação e produção
O disco foi gravado entre maio e novembro de 1976, nos estúdios Phonogram, da gravadora Philips Records, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As sessões de gravação do álbum foram tensas, especialmente porque a gravadora de Raul pressionava o cantor por um disco que apresentasse boas vendagens e, ao mesmo tempo, o cantor percebia que não tinha grande liberdade artística e que sua gravadora não lhe dava o devido reconhecimento. Assim, o compositor baiano sabia que tinha um grande sucesso nas mãos, mas estava desiludido com o tratamento dispensado pela gravadora. Desse modo, as sessões tiveram momentos de tensão, com o músico chegando a apresentar-se bêbado e a recusar-se a gravar nos dias marcados.
A produção também foi custosa, com muitos dispêndios em orquestração, coros de vozes e músicos adicionais. Um exemplo dos custos associados à produção do álbum é a capa. Para fazer o que o músico queria, a gravadora teve que contratar um maquiador especializado que veio de São Paulo apenas para realizar a maquiagem em Raul para a sessão de fotos da capa do disco.
Lançamento
O álbum foi lançado em dezembro de 1976 e beneficiou-se da divulgação por parte da gravadora para vender em torno de 100 mil cópias no ano de seu lançamento. Para a divulgação foram lançados um compacto simples em junho - numa tentativa de não repetir o que a gravadora considerava um erro na divulgação do álbum anterior - e um compacto duplo junto com o disco. Também, Raul gravou dois clipes musicais para o programa dominical da Rede Globo, o Fantástico ("Eu Também Vou Reclamar" e "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás"), e teve duas participação no programa Globo de Ouro, uma em julho e outra em setembro. O lançamento deste álbum representou uma retomada das vendas - após a baixa com Novo Aeon - trazendo uma retomada no interesse pela carreira do cantor baiano. No ano seguinte, Raul deixaria a Philips Records para trabalhar com o produtor dos seus quatro primeiros discos, Marco Mazzola, que tinha se mudado para a WEA, de André Midani. Este álbum representa, também, o último com grande participação de Paulo Coelho, com quem Raul brigaria. A parceria seria retomada brevemente em Mata Virgem, dois anos depois.
Relançamentos
O álbum foi relançado em LP em 1983, pelos selos Philips Records (série azul) e Fontana Records (série verde). Seu primeiro lançamento em CD foi feito no ano de 1994, pelo selo Philips Records.O álbum seria relançado dentro de uma caixa contendo os seis discos lançados por Raul na gravadora (Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, Krig-ha, Bandolo!, Gita, Novo Aeon, Há 10 Mil Anos Atrás e Raul Rock Seixas), intitulada Maluco Beleza. A caixa seria relançada em 2009, com o título 10.000 Anos à Frente.
Fonte: Wikipedia
Outros discos do artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).
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1 Comentários
Só faltou o grandioso album O Dia em que a terra Parou ❤
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