Ednardo - Pessoal Do Ceará: Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto Na Viagem (1973)


Artista: Ednardo
Disco: Pessoal Do Ceará: Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto Na Viagem
Ano: 1973
Esta edição: 1993 (Re-edição em CD)
Gravadora: Continental (Edição original e Esta Re-edição)
Estilo: Folk, Folk Psicodélico, MPB
Tempo total: 35:25
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Ingazeiras - 3:05
02. Terral - 2:16
03. Cavalo Ferro - 3:08
04. Curta Metragem - 3:13
05. Falando Da Vida - 3:08
06. Dono Dos Teus Olhos - 3:01
07. Palmas Pra Dar Ibope - 3:14
08. Beira-Mar - 5:46
09. Susto - 3:33
10. A Mala - 4:58

Um pouco da história:
José Ednardo Soares Costa Sousa, cujo nome artístico é Ednardo (São Benedito, Ceará, em 17 de abril de 1945), é um cantor e compositor brasileiro, compositor da canção Pavão Misterioso. Ednardo é pai da atriz Joana Limaverde.

Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 álbuns musicais e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais.

Capa do relançamento em CD com Rodger e Tetty na capa

Por Walter Silva
Meu corpo, minha embalagem, tudo gasto na viagem. E foi assim que tudo começou. Um título longo e significativo que marcou a estréia, em disco de um pessoal muito especial. Mesmo não sendo um movimento, ou sequer um grupo de artistas com as mesmas propostas estéticas e musicais, o título, Pessoal do Ceará ficou. Gravado em novembro de 1972 e lançado no ano seguinte, o LP da Continental, sob a produção de Walter Silva (Picapau) e arranjos e regência de Hareton Salvanini entrava para a história como o registro fonográfico que apresenta ao Brasil três artistas que já vinham desenvolvendo em seu estado natal um trabalho musical de qualidade, mas que até então estava restrito à sua região de origem. Ednardo, Rodger de Rogério e Téti ( na época “Tétty”) dividem os vocais nas dez faixas do álbum antológico que mostrava os primeiros trabalhos dos artistas, mas que também incluía um clássico da música nordestina -Dono dos teus olhos de Humberto Teixeira – na voz de Téti.
A primeira edição do disco, de 1973, tinha a capa acima, que era dupla, servindo de encarte, com as letras e apresentações bem interessantes que vale a pena registrar aqui. Eis o que Walter Silva escreveu na apresentação do disco:

“Era um sábado. Sábado à tarde e o rádio mostrava uma das mais inteligentes entrevistas. Nela, Júlio Lerner mostrava ao público de São Paulo um novo grupo. Como não houvesse uma marca, ainda para esse grupo, ele era designado a cada intervalo como Pessoal do Ceará. E no dia seguinte já moravam nos ouvidos da gente a nova informação e o quase susto que as composições e as interpretações dos meninos nos passara. O mesmo produtor levou-os à televisão, onde o grupo tomou parte num dos mais inteligentes programas de São Paulo: “Proposta”. Apresentados ao grupo por Moracy do Val, adotamos a “cidadania musical” cearense de hoje. E eis o disco pronto. Nosso trabalho foi todo feito com o mesmo amor e carinho como se tecem os lindos bordados que esta capa estampa. Ponto a ponto, movidos pelos bilros da amizade fomos nos juntando. Hareton Salvanini, este excelente maestro-cantor-compositor que até agora, vinha trabalhando em publicidade e em trilhas sonoras para cinema e televisão, também juntou-se a nós e como eles, faz aqui sua estréia em disco...a renda vai ficando cada vez maior, que só será completa se você também entrar nela. Rodger Rogério e Tétty são casados e pais de dois lindos filhos. Ele, professor de física da USP, não aparenta os vinte e oito anos que tem. Ela, com aquela voz pequena e incrivelmente afinada, é a “estrela” deste grupo. Todos os desvelos são para Tétty, importante revelação musical deste ano. Ednardo é, talvez, o mais habituado com as transas todas do ambiente, uma vez que até produção de programas musicais já fez. Tem vinte e sete anos e tem mais identificação com o grande público, ao primeiro ouvir, por serem suas obras mais agitadas e comunicativas, nem por isso menos importantes do que as de Rodger Rogério. O Pessoal do Ceará não é um conjunto vocal. É um grupo de novos mensageiros que, cada um à sua maneira, dá o recado mais importante desta temporada”

Fonte: Wikipedia

Site: www.ednardo.com.br

Outros discos do artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Mediafire
Senha: br320
0352

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá, mais uma do chato do "404 not found"! :) Obrigado, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, poderia atualizar o link novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link finalmente atualizado! Foi mal a demora!

      Tente novamente

      Excluir