Fafá De Belém - Tamba-Tajá (1976)


Artista: Fafá De Belém
Disco: Tamba-Tajá
Ano: 1976
Esta edição: 1993 (Re-Edição em CD Remasterizado)
Gravadora: Philips (Edição original) / Polygram (Esta Re-Edição)
Estilo: MPB
Tempo total: 40:25
Formato:
 MP3 320k (+ capas)

Faixas:
01. Indauê-Tupã - 2:33
02. Tamba-Tajá - 3:01
03. Siriê - 3:00
04. Vento Negro - 3:11
05. Xamêgo - 2:03
06. Haragana - 2:37
07. Canção Da Volta - 3:29
08. Pode Entrar - 4:17
09. Cá-Já - 3:55
10. Gaudêncio Sete Luas - 3:00
11. Fazenda - 3:19
12. Este Rio É Minha Rua - 2:56

Um pouco da história:
Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém, 9 de agosto de 1956), é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. Em 19 de outubro de 2011 foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal, no Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo sido entregue pela Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, em representação do Ministro da Economia e do Emprego de Portugal e pelo cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio de Almeida Lima.

Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) - falecido em 1997 - e de Eneida Palha, filha de uma família de políticos da região , Fafá pertencia a uma família de classe média-alta da capital paraense e desde a infância destacava-se nas reuniões familiares com a voz afinada. Na adolescência já gostava de música e, em parceria com amigos, fez alguns espetáculos em bares e casas noturnas, fugindo de casa para realizar tal fato.

Em 1973 conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo Quinteto Violado e musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares como Rio de Janeiro, Salvador e em Belém.


Tamba-Tajá é o álbum de estreia da cantora brasileira Fafá de Belém, lançado em 1976 pela gravadora Philips.

Tamba-Tajá mostrou um repertório eclético, mas essencialmente brasileiro e que trouxe à cantora ainda muito ligada às suas raízes nortistas; no repertório, destaque, dentre outras canções para os forrós Haragana (Quico Castro Neves) e Xamego (Luiz Gonzaga e Miguel Lima), as modinhas Pode Entrar (Walter Queiroz) e a faixa-título (Waldemar Henrique) e o carimbó Este Rio é Minha Rua (Paulo André e Ruy Barata). O álbum, que obteve excelente aceitação de crítica e público, arrebatou críticos como o normalmente exigente José Ramos Tinhorão, colunista do Jornal do Brasil, que a apontou como uma das melhores cantoras daquela geração.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.fafadebelem.com.br

Outros discos da artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0492

Postar um comentário

0 Comentários