Zumbi Do Mato - Menorme (1998)


Artista: Zumbi Do Mato
Disco: Menorme
Ano: 1998
Esta edição: 2015 (Edição digital)
Gravadora: Independente
Estilo: Rock Experimental, Comédia
Tempo total: 71:37
Formato:
 MP3 320k (+ capa)

Faixas:
01. Meto-T (Vinheta) - 0:37
02. Massagistas De Massachussets - 1:30
03. O Alien Que Veio Pro Espaço - 1:32
04. O Buraco Do Jabor - 1:10
05. A Casinha De Papel - 1:41
06. Tiroteio Do Esqueleto Sem Cabeça - 4:20
07. Potinho De Anhanha - 2:07
08. Amado Sanduíche - 5:47
09. Zumbi Do Mato - 1:42
10. Eno Do Flamengo - 1:26
11. Quero Ser O Seu Ph - 1:57
12. Tá Faltando Um - 2:14
13. Catando Vaca No Esquecimento (Vinheta) - 0:47
14. Europeido - 1:20
15. Fernando Henrique Tomando (Vinheta) - 1:09
16. Travestibular - 1:26
17. Mongo - 3:24
18. Zorba, O Grego - 1:50
19. Fica Molhada Que Eu Quero Meter - 1:41
20. Almodavia Almodovarius - 1:41
21. Assambarcado - 2:05
22. Amor Peludo Amor - 1:25
23. Ah! Bem Suado Guitarrista - 1:31
24. Ai-5 - 1:44
25. O Enigma Do Medo - 1:07
26. Pagando Mico - 1:45
27. Mountains Accross The Sky - 1:42
28. Amebas! - 20:43

Um pouco da história:
Zumbi do Mato foi um grupo de rock experimental formado no Rio de Janeiro em 1989. Sua formação original (Fundadora da Banda): Alessandro Camacho (Fumê)- (vocal), Luciano Callado (teclado), Zé Felipe (baixo) e Erico Garcia (bateria). Sua última formação consiste de Löis Lancaster, Gustavo Jobim (teclado) e Sandro Rodrigues (bateria). Lançaram três álbuns de estúdio e um ao vivo. A banda, apesar de ter passado por diferentes formações, manteve um estilo incomum. Isto colaborou para que o Zumbi do Mato mantivesse um grupo fiel de fãs e se estabelecesse como uma das mais importantes bandas do cenário alternativo carioca.

Zumbi do Mato é conhecido por suas letras, caracterizadas por uma insólita e bem-humorada fusão de erudição filosófico-literária e banalidade (gírias, palavrões, kitsch em geral). Algumas de suas músicas mais conhecidas são "O Alien que Veio pro Espaço", "Potinho de Anhanha", "Tiroteio do Esqueleto sem Cabeça", "Buraco do Jabor", "O Espírito do Rato" e "Primo Pobre do Kassin".

A sonoridade da banda é peculiar graças à combinação dos mais diversos gêneros musicais (Punk, Jazz, Reggae, MPB, música erudita) e sobretudo graças à não utilização da guitarra, que normalmente é o instrumento principal numa banda de rock. Os instrumentos são bateria, baixo, teclado e voz, além de um trombone em algumas músicas. Embora a maioria das canções tenham duração média de apenas 2 minutos, costumam ser expandidas nas apresentações ao vivo, através de novos arranjos e improvisações.

A banda ganhou notoriedade no início dos anos 1990 quando seus primeiros lançamentos, as fitas cassete intituladas Zumbi do Mato e Macacomóvel, ganharam o país através de cópias piratas. O grupo fez shows em cidades como Campinas, São Paulo, Salvador, Ubá e Curitiba. O fenômeno chamou a atenção de BNegão (Planet Hemp), que convidou o grupo para participar de sua gravadora, Qualé Maluco Records.


Desta parceria surgiu o primeiro álbum, Menorme, lançado em CD em 1998, no qual encontram-se fundidas influências artísticas as mais diversas: das estéticas Beat e Trash (William Burroughs, Ed Wood e o ruidismo etílico de Tom Waits) via Zé Felipe (baixista), até o rock progressivo (Frank Zappa, King Crimson + Arrigo Barnabé) via Lois Lancaster (vocalista); do Freejazz e da música erudita contemporânea (Ornette Coleman, Iannis Xenakis, John Cage, Philip Glass) via Marlos Salustiano (tecladista), até a MPB, o Afro-beat e a Motown (Jards Macalé, Fela Kuti, Stevie Wonder) via Bernardo Carvalho (baterista).

O disco apresentou uma mistura de canções curtas e vinhetas sonoras cômicas, com alta variedade melódica e temática; contrastando com essa estrutura fragmentária, a última faixa, As Primeiras Células da Vida, tem 20 minutos de duração. Este padrão foi seguido por todos os álbuns de estúdio seguintes. Menorme reúne muitas das músicas mais conhecidas do grupo, como O Alien Que Veio Pro Espaço, Potinho de Anhanha, Amado Sanduíche, Zumbi do Mato, Mongo, Travestibular e Pagando Mico.

Menorme rendeu reações positivas como: "[Zumbi do Mato é] a banda mais importante da música popular brasileira" (Rogério Skylab) e "[Menorme] é o ponto de convergência de diversos aspectos do pop carioca, uma das 25 pedras fundamentais do indie brasileiro" (Alexandre Matias). Ainda no mesmo ano, o grupo participou da 4ª edição do conceituado festival Goiânia Noise.

Em 2016 a banda Zumbi do Mato ganhou o documentário "Quem é Mais Idiota do Que Eu? - Zumbi do Mato: 24 Anos de Rock Regressivo". O documentário, de Vitor Rocha, conta a história de como um filme virou uma banda onde não havia regras para se chegar a uma música. Tudo através dos integrantes da banda (os fundadores e os substitutos), de amigos, de produtores e de jornalistas. Retrata também um período onde se podia tudo sem que ninguém questionasse. Os anos 90 de Planet Hemp, Funk Fuckers, Poindexter, Soutien Xiita, Cabeça, Piu Piu e Sua Banda e tantas outras bandas que animaram o Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipedia

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0426

Postar um comentário

0 Comentários