Almôndegas - Almôndegas (1975)


Artista: Almôndegas
Disco: Almôndegas
Ano: 1975
Esta edição: 2002 (Re-edição em CD na série "Warner Arquivos")
Gravadora: Continental (Edição original) /  Warner Music (Esta Re-edição)
Estilo: Folk, MPB, Música Gaúcha
Tempo total: 34:02
Formato:
 MP3 320k (+ capas)

Faixas:
01. Sombra Fresca E Rock No Quintal - 3:26
02. Até Não Mais - 3:41
03. Teia De Aranha - 4:00
04. Olavo E Dorotéia (Uma Louca Estória De Amor) - 3:13
05. Quadro Negro - 3:28
06. Gô - 1:52
07. Daisy My Love - 2:55
08. Almôndegas - 2:38
09. Vento Negro - 3:46
10. Clô - 2:20
11. Amargo - 2:38

Um pouco da história:
Almôndegas foi uma das bandas pioneiras em criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha. Oriundos da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os Almôndegas misturavam velhas canções do folclore gaúcho, mpb e rock.

Os Almôndegas surgiram oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975, mas desde quatro anos antes os irmãos Kleiton Ramil e Kledir Ramil, o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Quico Castro Neves lideravam uma gurizada que se reunia num apartamento no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para cantar. Músicos de formação eclética, eles só pensavam em se divertir quando venceram o I Festival Universitário da Canção Catarinense com a música Vento Negro.

Em 1974, realizaram sua primeira gravação: a música "Testamento", com letra de José Fogaça, música que virou trilha sonora de um programa (Opinião Jovem) que o próprio José tinha na rádio Continental 1120 AM.

A mescla de regionalismo com música pop, espécie de marca registrada dos Almôndegas, surgiu meio por acaso. Em um show no antigo Encouraçado Butikin, o grupo cantou Amargo, de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco.


Gravaram o primeiro LP ("Almôndegas"), em 1975 (mesmo ano de "Aqui", trabalho que colocou a faixa "Canção da Meia-noite" na novela Saramandaia, da Rede Globo de Televisão). Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: "Gaudêncio Sete Luas" (na verdade, uma coletânea dos anteriores) e "Alhos com Bugalhos". Os registros da carreira do Almôndegas culminou com "Circo de Marionetes", de 1978. No seguinte - 1979 - o grupo se desfez.

Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançados junto com as sementes do que seria o Rock do Sul, o grupo nunca negou as raízes Rio-grandenses, tanto que participaram, em 1975, da quinta "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". Seus componentes mais famosos foram os irmãos Kleiton e Kledir Ramil.

Depois do final da banda, em 1979, os integrantes continuaram a se encontrar em diversas ocasiões.

Em novembro de 1990, os integrantes se encontraram para uma série de shows na casa noturna de Porto Alegre, L'Atmosphere, para comemorar os 15 anos de surgimento da banda.

Em 2010, foram homenageados no Carnaval de Pelotas (Rio Grande do Sul), o que foi motivo para o reencontro de ex-integrantes do grupo.

Fonte: Wikipedia

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0428

Postar um comentário

1 Comentários