Kid Abelha E Os Abóboras Selvagens - Educação Sentimental (1985)


Artista: Kid Abelha E Os Abóboras Selvagens
Disco: Educação Sentimental
Ano: 1985
Esta edição: 1997 (Re-edição em CD)
Gravadora: WEA (Edição original) / Warner Music Brasil (Re-edição)
Estilo: Pop Rock
Tempo total: 41:17
Formato: MP3 320k (+ capas)

Faixas:
01. Lágrimas E Chuva - 4:33
02. Educação Sentimental II - 4:51
03. Conspiração Internacional - 3:55
04. Os Outros - 3:25
05. Amor Por Retribuição - 3:35
06. Educação Sentimental - 4:03
07. Garotos - 4:24
08. Um Dia Em Cem - 3:23
09. Uniformes - 4:08
10. A Fórmula Do Amor - 5:00

Um pouco da história:
Kid Abelha (antes Kid Abelha e os Abóboras Selvagens) foi um grupo pop brasileiro que fez sucesso no país desde a década de 1980. Era composto por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato. Eles já venderam 9 milhões de cópias de discos somente no Brasil.

Em 1981, Paula Toller conhece Leoni na faculdade. Ambos estudavam na PUC-Rio e começaram a namorar. Com isso, Paula passou a visitar os ensaios da banda "Chrisma", formada por Leoni (voz e baixo elétrico), Carlos Beni (bateria) e Pedro Farah (guitarra). Os garotos sempre convidavam Paula a ingressar na banda, porém, ela sempre recusava, alegando ser tímida. Suas visitas aos ensaios a motivaram a cantar. George Israel, por sua vez, foi visto tocando saxofone em Búzios, Rio de Janeiro, e convidado por um amigo de Leoni a conhecer a tal banda que este liderava.

George aceitou o convite e se uniu à banda, pouco tempo depois conhecida como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, nome escolhido durante uma transmissão ao vivo na Rádio Fluminense FM. A primeira demo executada pela extinta rádio foi Distração. O sucesso foi imediato, a banda passou a fazer shows no Circo Voador e, com isso, participam do LP Rock Voador, com duas faixas: Distração e Vida de Cão é Chato pra Cachorro. Pedro Farah foi o primeiro integrante a abandonar a banda, logo no início do sucesso, para morar nos Estados Unidos. Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra do Kid em definitivo. Beni, que mais tarde seria produtor da banda carioca Biquini Cavadão, foi o segundo integrante a sair do Kid, sendo substituído por bateristas contratados.

Depois de entrar com duas musicas no LP "Rock Voador", uma coletânea de bandas novas lançada pela Warner, a banda é contratada pela gravadora e grava o primeiro compacto, Pintura íntima, que teve no lado B a canção Por Que Não Eu?. "Fazer amor de madrugada..." foi o primeiro refrão do Kid Abelha a ficar na cabeça dos brasileiros, e primeiro disco de ouro. Em 1984, o maior sucesso da banda entrou como lançamento do segundo compacto, Como Eu Quero, os levou ao segundo disco de ouro. O Lado B era Homem com uma Missão.


Educação Sentimental é um álbum de estúdio da banda brasileira de pop rock Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, posteriormente conhecidos apenas como Kid Abelha, lançado originalmente em 1985 pela Warner Music. Dentre os sucessos lançados deste álbum estão "Lagrimas e Chuva", "Garotos", "Educação Sentimental", "Os Outros" e "Educação Sentimental II". O álbum vendeu certa de 200 mil cópias, ganhando disco de ouro pela ABPD. Este foi o último álbum com a participação de Leoni na banda, então principal compositor do grupo.

Produzido por Liminha, o segundo álbum do Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, posteriormente conhecidos apenas como Kid Abelha, foi atrasado alguns meses devido à preparação da banda para participar da primeira edição do Rock in Rio.

O título do álbum foi inspirado em um livro do escritor francês Flaubert, L'Éducation sentimentale, de 1869. Diferente do álbum anterior onde as composições eram focadas na adolescência, a temática do disco gira em volta do mundo jovem, liberdade, auto suficiência, a saida da casa dos país e principalmente as lições da vida sobre amores maduros. A canção "Lágrimas e Chuva" teve a composição e seu título inspirados no filme de ficção científica Blade Runner na porção do monólogo "Tears in Rain, sendo que os arranjos e a gravação foram realizadas separadamente em Teresópolis, na casa de George Israel.

Entre as canções do disco, está uma regravação de "A Fórmula do Amor", que antes já havia sido lançada como single por Léo Jaime com participação da banda. Na verdade, este single, retirado do álbum de Léo Jaime, acabou por serviu de promoção para o álbum da banda, já que foi lançado em abril, poucos dias antes do álbum.

Na época de seu lançamento o álbum recebeu diversas críticas negativas, sendo classificado principalmente como "descartável" pelos críticos. Os jornais paulistas, como o Diário de São Paulo e a Folha de S. Paulo, criticavam principalmente o Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, tal como o Blitz e Os Paralamas do Sucesso, por se tratar se uma banda de pop rock carioca, fora do circuito paulista deste estilo de música, declarando que o grupo era "sinônimo de porcaria". Anos depois de seu lançamento o álbum foi classificado como uma das grandes obras-primas da década de 80, sendo considerado um dos melhores da década. Richard Schott do Mondo Bacana declarou que o álbum era o melhor de toda carreira do Kid Abelha e que a banda "jamais faria um disco tão arrojado musical, poetica e conceitualmente". O site 1001 Br declarou que o álbum era marcante, destacando como as melhores canções "Os Outros" e "Garotos".

Devido às inumeras críticas sobre o rock carioca, Paula Toller disse na época que "os paulistas têm o vício de achar que os cariocas ficam o dia inteiro na praia", declarando também que:

"Há um limite entre o que é descaradamente aproveitador e o que não é. O mais interessante, no entanto, é você ver que o público de rádio não distingue isso. Na programação, você está no mesmo saco de todos os outros trabalhos. Eu, por exemplo, gosto de um oitavo das coisas que tocam em FM. Mas quando a gente recebe cartas das pessoas, eles elogiam nossa música e dizem que gostam também de umas coisas que a gente até acha descartável. A marca fundamental do nosso trabalho é a sinceridade. Para mim o sucesso é ser perene."

Fonte: Wikipedia

Outros discos do grupo já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Site: www.kidabelha.com.br

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0399

Postar um comentário

1 Comentários