Gal Costa & Caetano Veloso - Domingo (1967)


Artista: Gal Costa & Caetano Veloso
Disco: Domingo
Ano: 1967
Esta edição: 2006 (Re-edição em CD)
Gravadora: Philips (Edição original) / Universal (Re-edição em CD)
Estilo: Bossa Nova, Samba, MPB
Tempo total: 30:14
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Coração Vagabundo - 2:23
02. Onde Eu Nasci Passa Um Rio - 1:56
03. Avarandado - 2:39
04. Um Dia - 3:09
05. Domingo - 1:23
06. Nenhuma Dor - 1:31
07. Candeias - 3:10
08. Remelexo - 1:52
09. Minha Senhora - 4:12
10. Quem Me Dera - 3:22
11. Maria Joana - 1:41
12. Zabelê - 2:50

Um pouco da história:
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso (Santo Amaro, 7 de agosto de 1942) é um músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro. Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela releitura e renovação e considerada amplamente como possuidora de grande valor intelectual e poético. Embora desde cedo tivesse aprendido a tocar violão em Salvador, escrito entre os anos de 1960 e 1962 críticas de cinema para o Diário de Notícias e conhecido o trabalho dos cantores de rádios e dos músicos de bossa nova (notavelmente João Gilberto, seu "mestre supremo" e com quem dividiria o palco anos mais tarde), Caetano iniciou seu trabalho profissionalmente apenas em 1965, com o compacto "Cavaleiro/Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova Maria Bethânia por suas apresentações nacionais do espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro.

Gal Costa é filha de Mariah Costa Penna, sua grande incentivadora, morta em 1993, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, como num ritual, com a intenção de que esse procedimento influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse, de alguma forma, uma pessoa musical. O pai de Gal, morto quando ela tinha quatorze anos, sempre foi uma figura ausente, vazio plenamente preenchido pelo amor de dona Mariah, além das tias e primos. Por volta de 1955 se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959 ouviu pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 foi apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir uma grande amizade e profunda admiração mútua que perdura até hoje.


Domingo é o primeiro álbum tanto de Caetano Veloso quanto de Gal Costa.

O disco foi lançado em 1967 pela gravadora Philips. Com uma sonoridade totalmente bossa novista, marcou a estréia dos dois cantores naquela gravadora. O disco foi produzido por Dori Caymmi, (filho de Dorival), que foi convidado pelo então diretor João Araújo, pai do cantor Cazuza, para escrever os arranjos.

Ao disco pertence o primeiro grande sucesso de Gal e Caetano, "Coração Vagabundo". Mesmo não tendo sido um estrondoso sucesso, garantiu um bom reconhecimento à dupla e também foi muito aclamado por pessoas do meio musical da época, como Elis Regina, Wanda Sá, Edu Lobo, Dori Caymmi, dentre outros. A música "Minha senhora" foi defendida por Gal no Festival Internacional da Canção de 1966.

Fonte: Wikipedia

Outros discos de Caetano Veloso já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).
Outros discos de Gal Costa já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0358

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

2 Comentários