Biquini Cavadão - A Era Da Incerteza (1987)


Artista: Biquini Cavadão
Disco: A Era Da Incerteza
Ano: 1987
Esta edição: 2001 (Re-edição em CD)
Gravadora: Polydor (Edição original) / Universal Music (Esta edição)
Estilo: Pop Rock, New Wave
Tempo total: 39:13
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. 1/4 - 4:17
02. Ida E Volta - 4:11
03. Tormenta - 4:41
04. Inocências - 3:43
05. Dança Tonta - 4:07
06. Catedral - 4:27
07. Um Corpo Sem Alma - 3:20
08. Tambores De Marvaro - 0:44
09. Limites - 4:47
10. Duas - 4:03
11. Pequena Peça - 0:48

Um pouco da história:
Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1983 no Rio de Janeiro. Composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro "Birita" Lopes tendo atualmente, como músicos convidados o baixista e produtor Marcelo Magal , o guitarrista Edson Figurótico Pineschi e o saxofonista Walmer Carvalho. A banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 1980.

Bruno, Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, e que decidiram tocar junto com mais alguns amigos, num sarau, decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna, guitarrista dos Paralamas do Sucesso, a sugestão do nome "Biquini Cavadão".

A primeira música que compuseram foi Tédio, e esta foi o chamariz para que Carlos Beni (ex-Kid Abelha) insistisse em gravá-los. A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM , berço de várias bandas de rock nos anos 80. O sucesso da demo, os levou à Polygram para gravar um compacto simples (Tédio / No Mundo da Lua) no começo de 85.

Faltava um guitarrista: Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional realizado pela banda. A sua integração se deu rapidamente colaborando nas composições e gravando todos os programas de TV. Era como se ele apenas tivesse faltado no dia de tirar fotos para a capa do compacto.

Em 1987, lançaram o LP A Era da Incerteza. Atingiram a marca de 50 mil copias, embalados por músicas como "Ida" e "Volta e 1/4". Ao todo, até os dias atuais 200 mil cópias.


ERA DA INCERTEZA 
Nós vivemos na era da incerteza, sempre suspeitando das surpresas que o amanhã trará. Não só incerteza econômica (a que se refere John K. Galbraith, o criador da expressão), mas incerteza absoluta e total. Estamos sitiados pela incoerência dos fatos. Incertos no amor, incertos na fé, incertos na política, na eterna dúvida se há um futuro.
A música inusitada e cheia de surpresas do Biquini Cavadão é um retrato desse tempo. Um ponto de interrogação na cabeça do ouvinte, é esse o efeito da música deste disco. 0 que é diferente às vezes assusta, mas muitas vezes agrada, especialmente numa época de música de fórmulas fáceis, engajamentos políticos forçados e slogans gastos, numa falta de imaginação generalizada.
0 Biquini Cavadão desafia qualquer definição simplista. A originalidade de sua música o desvincula de qualquer corrente. Isto certamente faz as coisas mais difíceis para eles, e para o Depto. de Marketing da Polygram. Afinal, como se define um grupo sério que se chama Biquini Cavadão?!? 0 que é rock’n’roll de menos para ser rock tradicional, funk demais para ser progressivo, erudito demais para ser funk, rock demais para ser MPB.
0 milagre do Biquini Cavadão é ter conseguido juntar influências tão disparatadas num som único. Se no LP de estréia essas influências pareciam comprometer um pouco a unidade do trabalho, em—A Era da Incerteza— elas se moldam, criando uma sonoridade nova e intriganle. 0 Biquini Cavadão é a própria antropofagia musical, que digerindo as suas influências as transforma numa música nova e brasileira.
No ano e meio que separa o lançamento de—A Era da Incerteza – do LP de estréia -Cidades em Torrente”, muita coisa aconteceu. Foi um ano cheio de sucessos e descobertas, um tempo de evolução e amadurecimento, pessoal e profissional. 0 que tinha sido uma inconseqüente brincadeira estudantil, virou uma profissão, uma obsessão, uma religião. 0 Biquini Cavadão é um sucesso, e islo mudou a vida de todos, de uma forma que os ex-estudantes nunca imaginaram.
De fato, o processo de profissionalização de uma banda é um momento crítico, que muitas vezes deixa marcas profundas. De repente, o que era diversão vira obrigação, o que só dava despesa passa a gerar lucro. o que era amizade passa a ser sociedade. Muitos grupos acabam nesta transformação, ou perdem a inocência amadoristica, e junto a inspiração real do trabalho. 0 que era arte passa a ser só um negócio,
Felizmente, esta etapa foi vencida pelo Biquini Cavadão de forma bastante tranqüila, sem traumas maiores ou disputas de poder. A visão artística que guia o trabalho do Biquini Cavadão continua a mesma. Provavelmente, o fato do grupo ser uma unidade verdadeiramente democrática, onde todos compõem, lodos fazem os arranjos, contribuiu para que ninguém tivesse ‘ego-trips’, ou ataques de estrelismos,
0 Biquini Cavadão foi uma das bandas nacionais que mais fez shows em 86/87. Isto gerou na banda uma confiança como ‘ “performers’, que faz de um show do Biquini Cavadão hoje, mais do que uma simples execução de músicas, um evento de ação, movimento e música.
A estrada também deu uma maior consistência ao Biquini como banda, com mais segurança e versatilidade como músicos, o grupo evoluiu muito como unidade musical. Esta competência instrumental está largamente documentada em -A Era da Incerteza-, Não que isto importe muito para eles, porque o Biquini Cavadão é um grupo que toca em função da canção, sem a menor pretensão virtuosística,
0 processo de amadurecimento do Biquini não se restringiu à música, também nas letras houve uma mudança significativa. Se no outro disco, elas podiam ser classificadas de adolescentes sem imbecilidade, neste novo disco os temas são bem adultos. Apesar do grupo manter sua tradição de tratar temas do dia-a-dia, a perspectiva já não é mais a da ingenuidade mas a de quem já provou o gosto da realidade.

A HISTÓRIA DO MUNDO PARTE II
A Era da Incerteza” começou a ser feito a partir de novembro de 86, quando recebemos da Polygram a incumbência de produzir um disco para ser lançado em março de 87? Há?, Há?, Ha?
A essa altura dos acontecimentos, o grupo de incansáveis preguiçosos, conhecido pela alcunha de Biquini Cavadão, tinha três músicas prontas: ‘Catedral’, ‘Ida e Volta’ e ‘1/4 ” .Nos internamos intermitentemente em Teresópolis para compor. Destas ‘brainstormings’, regadas a ‘chianti’, surgiram “Duas” e partes de “Limites” e “DançaTonta”, que foram completadas em mais ensaios no Rio.
“Assim, entramos no estúdio em final de maio, partindo para o processo favorito de composição do Biquini Cavadão, compor no estúdio, Alguém tem que explicar a estes rapazes, que esta não é a maneira mais econômica de se fazer discos. De qualquer forma. no estúdio foram compostas “Tormenta” e ‘Um Corpo sem Alma’.
Gravar um disco com o Biquini Cavadão é flertar com o desastre, as idéias mais absurdas são propostas a todo instante na maior seriedade. É necessário um grande auto-controle para não se partir para a ignorância.
Quero crer que tanta masturbação aural não foi em vão. Me parece que com ‘A Era da Incerteza”, o Biquini Cavadão se estabelece como uma das grandes forças renovadoras da música no Brasil,
Carlos Beni
Depto de Imprensa
fevereiro/1986

Fonte: Wikipedia / Site Oficial

Site: www.biquini.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0328

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Providencie um link que não dê erro o link do Filehost aparece o erro 522

    ResponderExcluir
  2. gente, bem legal o site. faz tempo que acompanho, muita coisa boa , musica de otima qualidade,
    mas ta impossivel baixar de tanta janela que abre. confuso e tudo mais, to me perdendo . abraco a todos.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, vc poderia, por favor, corrigir o link quebrado desse arquivo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Testado! Link funcionando perfeitamente! Adicione https://ier.ai/ na lista de exceções do seu antivírus/tente com outro navegador

      Excluir