Fafá De Belém - Água (1977)


Artista: Fafá De Belém
Disco: Água
Ano: 1977
Esta edição: 2013 (Re-Edição em cd)
Gravadora: Philips (Edição original) / Universal (Esta Re-Edição)
Estilo: MPB
Tempo total: 51:36 (com Bônus)
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Pauapixuna - 3:55
02. Araguaia - 3:23
03. Leilão - 3:08
04. Cordas De Espinhos - 3:32
05. Canção Passarinho - 2:22
06. Ontem Ao Luar - 3:00
07. Raça - 3:00
08. Sedução - 2:38
09. Foi Assim - 4:14
10. Cidade Pequenina - 3:14
11. O Andarilho / Ave Maria Dos Retirantes - 5:57
Bônus:
12. Emoriô - 2:42
13. Naturalmente - 3:19
14. Não Há Dinheiro Que Pague - 2:49
15. Foi Assim (Espanhol) - 4:17

Um pouco da história:
Fafá de Belém, nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo (Belém, 9 de agosto de 1956), é uma cantora, compositora e atriz brasileira. Fafá ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. Em 19 de outubro de 2011 foi condecorada com a Medalha de Mérito Turístico de Portugal, no Palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo sido entregue pela Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Cecília Meireles, em representação do Ministro da Economia e do Emprego de Portugal e pelo cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Antonio de Almeida Lima.

Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) - falecido em 1997 - e de Eneida Palha, filha de uma família de políticos da região , Fafá pertencia a uma família de classe média-alta da capital paraense e desde a infância destacava-se nas reuniões familiares com a voz afinada. Na adolescência já gostava de música e, em parceria com amigos, fez alguns espetáculos em bares e casas noturnas, fugindo de casa para realizar tal fato.

Em 1973 conheceu o baiano Roberto Santana, produtor do grupo Quinteto Violado e musical da Polygram, que a aconselhou a investir na carreira fonográfica. Incentivada por este, apresentou-se em alguns lugares como Rio de Janeiro, Salvador e em Belém.


Em 1973 estreou como atriz no musical Tem Muita Goma no meu Tacacá, que satirizou o cenário político da época no principal teatro de Belém, o Theatro da Paz. Em 1974 esteve também na peça Os Sete Gatinhos. Em 1975 estreou sua carreira como cantora ao assinar com a Polydor Records e lançar seu primeiro sucesso, Filho da Bahia (Walter Queiroz), que estourou nas rádios. A música, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela global Gabriela, também originou um clipe no programa Fantástico, da mesma emissora. Na mesma época lançou o primeiro compacto, que continha as músicas Naturalmente (de Caetano Veloso e João Donato) e Emoriô (de Gilberto Gil e João Donato). O primeiro disco, Tamba-Tajá, foi lançado em 1976 pela gravadora Polydor, e nos mostrou um repertório eclético, mas essencialmente brasileiro e que trouxe à cantora ainda muito ligada às suas raízes nortistas; no repertório, destaque, dentre outras músicas para os forrós Haragana (Quico Castro Neves) e Xamego (Luiz Gonzaga e Miguel Lima), as modinhas Pode entrar (Walter Queiroz) e a faixa-título (Waldemar Henrique) e o carimbó Este rio é minha rua (Paulo André e Ruy Barata). O álbum, que obteve excelente aceitação de crítica e público, arrebatou críticos como o normalmente exigente José Ramos Tinhorão, colunista do Jornal do Brasil, que a apontou como uma das melhores cantoras daquela geração.

O segundo trabalho, Água, de 1977, vendeu mais de cem mil cópias e consagrou a cantora nacionalmente, a bordo de vários sucessos, dentre os quais a regravação do clássico Ontem ao luar (Catulo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara), Raça e Sedução (ambas de autoria da dupla Milton Nascimento e Fernando Brant), e principalmente Foi assim e Pauapixuna (ambas dos compositores paraenses Paulo André e Ruy Barata). No ano seguinte veio Banho de cheiro, com destaque, dentre outras, para Dentro de mim mora um anjo (Sueli Costa e Cacaso), Maria Solidária (Milton Nascimento e Fernando Brant), e Moça do Mar (Octávio Burnier e Ivan Wrigg). Conquistou ao longo da carreira muitos fãs, tendo como marcas registradas a apresentação descalça e com intensas interpretações que sempre animavam o público.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.fafadebelem.com.br

Outros discos da artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0307

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

2 Comentários

  1. boa tarde onde está o link para baixar?? eu clico no pegue a Br não aparece opção de baixar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Maria Luiz, realmente o link estava fora do ar.

      Eu consertei, tenta de novo que agora vai funcionar :)

      Excluir