Erasmo Carlos - A Pescaria (1965)


Artista: Erasmo Carlos
Disco: A Pescaria
Ano: 1965
Esta edição: 2005 (Re-Edição em cd)
Gravadora: RGE (Edição original) / Sony BMG (Esta Re-Edição)
Estilo: Jovem Guarda, Rockabilly, Rock & Roll
Tempo total: 34:42 (com Bônus)
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. A Pescaria - 2:17
02. Beatlemania - 2:40
03. Festa de Arromba - 3:01
04. Alguém Que Procuro - 2:22
05. Sem Teu Carinho - 2:18
06. Minha Fama De Mau - 2:36
07. Tom & Jerry - 2:52
08. No Tempo Da Vovó (Ain't She Sweet) - 2:14
09. Tra-La-La - 2:10
10. Terror Dos Namorados -2:18
11. Dia De Escola (School Day) - 2:03
12. Gamadinho Por Você - 2:22
Bônus:
13. Jacaré - 2:28
14. Amor Doente - 2:54

Um pouco da história:
Erasmo Esteves (Rio de Janeiro, 5 de junho de 1941), mais conhecido como Erasmo Carlos, OMC, é um cantor, compositor, músico multi-instrumentista e escritor brasileiro, famoso por suas parcerias com o cantor Roberto Carlos.

Nasceu no bairro da Tijuca na Zona Norte do Rio de Janeiro, de mãe solteira, vindo a conhecer seu pai, somente aos 23 anos de idade.

Erasmo conhecia Sebastião Rodrigues Maia (que mais tarde seria conhecido como Tim Maia) desde a infância, entretanto a amizade só viria na adolescência por conta da febre do Rock and Roll.

Em 1957 Tim Maia montou a banda The Sputniks, sendo os membros da banda Tim, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos.

Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito, Wellington desistiu da carreira musical, o único remanescente era Arlênio que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade (que tocou violão no grupo Tijucanos do Ritmo, onde Tim Maia tocava bateria) e José Roberto, conhecido como "China" para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock".

Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim Maia em seus respectivos shows.

Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava da letra da canção Hound Dog, sucesso na voz de Elvis Presley, então Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que possuiria tal letra, pois este era um grande fã de Elvis, Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe, e torciam para o Vasco da Gama.

Quando fazia parte do The Snakes, Tim Maia ensinou Erasmo a tocar violão.

O The Snakes chegou a acompanhar, o cantor Cauby Peixoto em sua inusitada passagem pelo rock, na gravação de "Rock and Roll em Copacabana" de 1957 e no filme "Minha Sogra é da Polícia" (1958), onde o cantor interpreta a canção "That's Rock" composta por Imperial[5].

Nos tempos da juventude também conheceu, Jorge Ben Jor, na época conhecido como Babulina e Wilson Simonal, que também foi agenciado por Carlos Imperial.

Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial e com esse nome lançou o compacto que seria de grande sucesso com a música O Terror dos Namorados com a novidade do Órgão Hammond de Lafayette que também era seu amigo e da Turma do Bar Divino na Tijuca.

Com a chegada da Bossa nova, Erasmo também se deixou influenciar pelo gênero, Roberto chegou a se tornar crooner cantando Bossa nova, bastante influenciado por João Gilberto.

Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte da banda Renato e Seus Blue Caps.

Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba".


A Pescaria é o álbum de estreia de Erasmo Carlos lançado em 1965. Já do início, Erasmo mostra que sua maior influência é o rock and roll.

Este compacto dá início a introdução do órgão eletrônico em músicas no Brasil, foi quando a convite de Erasmo o amigo, organista e pianista Lafayette, também membro da turma da tijuca do Bar Divino na Rua Hadoock Lobo, estava no estúdio para gravar o piano na música Terror dos Namorados e descobriu um orgão da marca Hammond e começou a brincar com sua sonoridade. O Que espantou Erasmo que achou espetacular esse som e resolveu que Lafayette o gravasse ao invés do piano. Foi um sucesso tão grande que posteriormente também Roberto Carlos e a maioria dos artistas da Jovem Guarda vieram a colocar o som em seus discos, vindo também Lafayette a gravar em solos de orgão os sucessos da época pela gravadora CBS. Erasmo Carlos sempre foi adiantado em ideias para a época, sendo essa inovação sua ideia compartilhada com Lafayette.

Curiosamente, Beatlemania é uma ironia com a Invasão Britânica, na qual a mídia da época investiu pesado na divulgação. Em entrevistas, Erasmo fala sobre influencias americanas. O primeiro disco por exemplo, um compacto chamado Terror Dos Namorados, com o lado B Jacaré, um surf rock, segundo ele; Na época, o Brasil não tinha acesso às pranchas de surf que vinham nas capas dos LPs dos Beach Boys. Eu queria uma capa daquelas. Apesar do rock brasileiro ser mais simples em produção, o compacto e o LP tem para a época no Brasil uma boa gravação, elogiada pelo próprio Erasmo.

Assim como os primeiros discos de Roberto Carlos e de outros grupos da época como por exemplo The Angels, esse disco apresenta uma sonoridade mais ligada ao surf rock e rock instrumental. Podemos notar a forte influência em canções como "Beatlemania", "Sem Teu Carinho", "Terror dos Namorados", "Tom e Jerry", "Minha Fama de Mau" (que se tornou um dos maiores sucessos de Erasmo) e Festa de Arromba. Porém, o disco apresentava canções que remetiam mais ao rock dos anos 50 como "Dia de Escola" e "No Tempo da Vovó", ambas versões.

Contratado no ano anterior pela RGE e bem sucedido com o compacto que trazia "Minha Fama de Mau", Erasmo pretendia ter feito na capa uma referência à música "Tom & Jerry", de Getúlio Côrtes. Mas a Disney não autorizou a utilização dos personagens na capa. O disco traz outro grande sucesso, que àquela altura estava acontecendo nacionalmente e que foi para a Jovem Guarda um hino tão importante quanto "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno" (de Roberto Carlos): "Festa De Arromba", rock no qual Erasmo anuncia o elenco da Jovem Guarda - que a partir do segundo semestre de 1965 tomou conta das jovens tardes de domingo.
O disco foi todo gravado com Renato e seus Blue Caps, à exceção de "Minha Fama De Mau" (do ano anterior, registrada num compacto com acompanhamento dos Jet Black´s). Traz uma declaração de guerra bem humorada à beatlemania, mas também inclui uma regravação da música "Ain´t She Sweet", e vertida para o português pelo próprio Erasmo - que, fã do rock´n´roll de Chuck Berry, também versionou "School Day".
Marcelo Fróes

Fonte: Wikipedia / Site oficial

Site oficial: www.erasmocarlos.com.br

Outros discos do cantor já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0313

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Todos arquivos quando vou baixar, estao dando erro de URL...tem com consertar !!agradecido atençao.

    ResponderExcluir