Azimuth - Azimüth (1975)


Artista: Azimuth
Disco: Azimüth
Ano: 1975
Esta edição: 2000 (Re-Edição em CD)
Gravadora: Som Livre (Edição Original e Re-Edição)
Estilo: Jazz, MPB
Tempo total: 42:34
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Linha Do Horizonte - 4:28
02. Melô Dos Dois Bicudos - 3:08
03. Brazil - 3:57
04. Faça De Conta - 4:31
05. Caça A Raposa - 5:11
06. Estrada Dos Deuses - 3:39
07. Esperando A Minha Vez - 2:59
08. Montreal City - 3:18
09. Manhã - 3:45
10. Periscópio - 7:33

Um pouco da história:
Azymuth é uma banda brasileira de diversas influências, formada em 1973 na cidade do Rio de Janeiro por três conhecidos músicos de estúdio que acompanharam diversos artistas de sucesso da música popular brasileira na década de 1970: José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti. Obtiveram moderado sucesso com sua carreira no Brasil até se mudarem para os Estados Unidos e iniciar uma carreira internacional longa, eclética e de sucesso durante os anos 80. Após problemas no início da década seguinte, voltam a boa forma a partir da segunda metade da década, impulsionados pelo estouro do Acid Jazz e um renovado interesse pelo seu trabalho, assinando com a gravadora inglesa Far Out Recordings. Em 2012, com a morte do tecladista Bertrami, o grupo continuou suas atividades com Fernando Moraes em seu lugar.

Suas músicas são majoritariamente instrumentais, variando desde o samba até o funk, numa espécie de jazz fusion, constituindo-se num estilo chamado pelos integrantes de "samba doido". Seus principais sucessos são "Linha do Horizonte", "Melô da Cuíca" e "Voo sobre o Horizonte" - no Brasil -, além do grande sucesso internacional "Jazz Carnival".

José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti se conheceram nos idos de 1968 quando acompanhavam os artistas que gravavam pelo gravadora Equipe de Oswaldo Cadaxo, como Eumir Deodato e seu conjunto Os Catedráticos, Paulo Moura e Candeia.[1] Com a experiência adquirida como músicos de estúdio e, também, acompanhando grandes nomes da cena cultural brasileira de fins da década de 1960, os três formam - juntamente com a cantora Fabíola e o percussionista Ariovaldo Contesini - o grupo "Seleções", em 1970, para tocar covers na antiga boate carioca "Monsieur Pujol", da dupla Miele & Boscoli.


Nessa mesma época, são contratados como músicos de estúdio pela Phonogram participando de vários discos da gravadora, como de Raul Seixas (Os 24 Maiores Sucessos da Era do Rock, Krig-ha, Bandolo!, Gita e Novo Aeon), Rita Lee (participação de Mamão em Atrás do Porto Tem uma Cidade), Elis Regina (Em Pleno Verão e Ela) e Odair José (Assim sou eu..., Odair José, Lembranças e Odair), entre outros. Em 1972, o trio conhece Marcos Valle e grava dois álbuns obscuros com o artista carioca que seriam lançados sem identificação de autor: Som Ambiente, pelo selo CID Entertainment, e Brazil by Music Fly Cruzeiro, que havia sido especialmente produzido para ser dado como brinde aos clientes da extinta companhia aérea Cruzeiro do Sul, da qual o pai dos irmãos Valle era diretor e Paulo Sérgio havia sido piloto.[4] Além desses trabalhos, gravam, também com Valle, um compacto em que são creditados como "Alan and his Orchestra" - de acordo com a moda da época de gravar com pseudônimos em inglês.

Em 1973, os irmãos Valle foram chamados para fazer a trilha do documentário de Roberto Farias e Hector Babenco, "O Fabuloso Fittipaldi", e conveceram o produtor Armando Pittigliani a chamar o trio para acompanhá-los na gravação. Os diretores do documentário insistiram para que os irmãos Valle utilizassem a canção "Azimuth" que havia sido lançada em 1969 (no álbum Mustang Cor de Sangue, de Marcos Valle) e sido até tema de novela. Como Marcos Valle tinha contrato com a Odeon, ele não poderia ser creditado como autor do álbum (que seria lançado pela Philips Records). A solução, sugerida pelo produtor, foi creditar o álbum ao trio, até então chamado de "Projecto III". Como não acreditava que fosse um bom nome, Armando sugeriu que eles adotassem como nome o título da canção de Marcos Valle e Novelli, sugestão com a qual o trio concordou. A parceria com Marcos Valle ainda renderia mais um disco, lançado no mesmo ano (Previsão do Tempo), e o trio passaria a excursionar com Marcos Valle.

Nos anos subsequentes continuam a excursionar e gravar com grandes nomes da música popular brasileira, como Clara Nunes, Hyldon, Belchior, João Nogueira, Tim Maia e a Banda Veneno do maestro Érlon Chaves. Em 1974, participaram da trilha sonora da novela O Espigão com a canção "Pela Cidade". No ano seguinte, gravam um disco no estúdio "Havaí" e o oferecem a várias gravadoras. Quem comprou os acetatos para lançar o LP Azimüth foi a Som Livre. A Rede Globo aproveitou o novo lançamento de sua empresa irmã e incluiu a canção "Linha do Horizonte", que abria o álbum, na trilha sonora da novela Cuca Legal. Puxado pela canção, o álbum vendeu bem. No mesmo ano, participam da trilha sonora da novela Pecado Capital, com a canção "Melô da Cuíca" que, lançada em compacto no mesmo ano, fez sucesso nacionalmente.

Fonte: Wikipedia

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0261

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Muito ruim baixar algo com esse monte de página que fica abrindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não gostou Robson. Bom, tenho certeza que você vai achar outro blog que foca apenas em música brasileira, que só posta em 320k e com scans! Boa sorte! :)

      Excluir
  2. Muito Obrigado, e parabéns pelo seu bom gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, trabalho muito bom, parabéns, abraço, Heribert.

      Excluir
  3. Máximo respeito pelo blog. Aos amigos que tiverem dificuldades para baixar o album favor consultar YouTube: como baixar arquivo em sites monetizados por click/propaganda.
    Deus é o caminho🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Olha, realmente é difícil baixar. Estou tentando já faz um tempo, sigo as instruções mas no hora que chega no "Get link" ele direciona pra outras páginas e o link não abre de jeito nenhum... Será que não tem nada errado aí??

    ResponderExcluir
  5. Excelente blog! Ótimo trabalho de preservação dessas preciosidades musicais!
    Abraço!

    PS: Não vi dificuldade nenhuma para fazer o download! O povo que reclama, não quer dar 3 ou 4 a cliques a mais para baixar! Querem moleza??? Senta em um pudim, pô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu nem ajudo mais. Não existem mais blogs pra baixar nada, aí você continua fazendo o trampo e até se dá ao trabalho de criar uma página ensinando a baixar, nem isso as pessoas lêem. Eu posto, tudo funciona direitinho, não deu certo e não sabe procurar as coisas? Então merece ouvir no Youtube com qualidade 128k. Ponto final!

      PS. Valeu o elogio :)

      Excluir
  6. Boa noite, já baixei varios cds aqui, e não encontrei dificuldade nenhuma .

    ResponderExcluir