Airto Moreira - Fingers (1973)


Artista: Airto Moreira
Disco: Fingers
Ano: 1973
Esta edição: 1998 (Re-edição em CD)
Gravadora: CTI (Original) / CTI (Esta edição)
Estilo: Jazz Fusion
Tempo total: 35:26
Formato: MP3 320k (+ capas)

Faixas:
01. Fingers (El Rada) - 4:33
02. Romance Of Death - 5:36
03. Merry-Go-Round - 2:47
04. Wind Chant - 5:50
05. Parana - 6:03
06. San Francisco River - 4:11
07. Tombo In 7/4 - 6:22

Um pouco da história:
Airto Guimorvan Moreira (Itaiópolis, 5 de agosto de 1941) é um baterista, percussionista e compositor brasileiro.

Natural de Itaiópolis, Santa Catarina, Airto mudou-se para Guarapuava com um ano de idade e posteriormente para Ponta Grossa, onde aprendeu canto, piano, violino, bandolim e teoria musical; em 1956, mudou-se para Curitiba.


Em 1962 integrou o Sambalanço Trio, juntamente com César Camargo Mariano e Humberto Cláiber, entre 1966 a 1969 integrou o Quarteto Novo com Theo de Barros, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal, e no fim dos anos 1960 mudou-se para os Estados Unidos. Lá participou da gravação do álbum Bitches Brew de Miles Davis na faixa "Feio" que o definitivamente colocou no cenário da música internacional. Junto de sua esposa, a cantora Flora Purim, o mesmo gravou vários álbuns e co-produziu diversos de seus trabalhos.

Fingers foi o terceiro álbum de Airto Moreira nos Estados Unidos, e um dos mais importantes de sua carreira.
O album tinha a formaçao de Airto Moreira na percussão, bateria e voz, Flora Purim nos vocais, David Amaro na guitarra,Hugo Fattoruso nois teclados e gaita, Jorge Fattoruso na bateria, e Ringo Thielmann no baixo.,
Foi produzido por Creed Taylor(que produziu discos de Tom Jobim e João Gilberto) e lançado pelo selo CTI.

O album é algo meio diferente do que ele fazia antes, passava de latin jazz (grande influência dos Fattoruso ,Amaro e de Ringo), jazz rock, funk e claro, as influências brasileiras dele e de Flora.Lá fora já foi dito como “Progressive Jazz”, album muito bem visto na Europa, inclusive sria o album aonde ele marcaria o seu amadurecimento como músico após ter tocado com feras como Hermeto, Miles, Hendrix, Chick Correa.

No Uruguai é visto não apenas o album de Airto, mas tambem primeira gravação da banda OPA, banda dos Fattoruso, Ringo Thielmam e de David Amaro, até porque Hugo Fattoruso compôs metade das músicas do álbum. Eles tambpem participam de gravações do disco solo da Flora Purim.

Fonte: Wikipedia & Woodstock Sound

Outros discos do artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0167

Postar um comentário

0 Comentários