Chico Science & Nação Zumbi - Afrociberdelia (1996)


Artista: Chico Science & Nação Zumbi
Disco: Afrociberdelia
Ano: 1996
Esta edição: 2008 (Re-Prensagem)
Gravadora: Chaos (Edição original) / Sony BMG (Esta Re-Prensagem)
Estilo: Rock, Rap, Folk, Rock Alternativo
Tempo total: 70:38 (com Bônus)
Formato:
 MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Mateus Enter - 0:33
02. O Cidadão Do Mundo - 3:20
03. Etnia - 2:32
04. Quilombo Groove - 2:31
05. Macô - 4:09
06. Um Passeio No Mundo Livre - 4:00
07. Samba Do Lado - 3:47
08. Maracatu Atômico - 4:44
09. O Encontro De Isaac Asimov Com Santos Dumont No Céu - 1:39
10. Corpo De Lama - 3:52
11. Sobremesa - 4:00
12. Manguetown - 3:14
13. Um Satélite Na Cabeça - 2:06
14. Baião Ambiental - 2:32
15. Sangue De Bairro - 2:12
16. Enquanto O Mundo Explode - 1:28
17. Interlude Zumbi - 1:11
18. Criança De Domingo - 3:28
19. Amor De Muito - 2:55
20. Samadarish - 4:32
Bônus:
21. Maracatu Atômico (Atomic Version) - 4:33
22. Maracatu Atômico (Ragga Mix) - 3:30
23. Maracatu Atômico (Trip Hop) - 3:41

Um pouco da história:
Nação Zumbi (antes conhecida como Chico Science & Nação Zumbi) é uma banda brasileira de rock, nascida no início da década de 1990, no Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, e originalmente chamava-se "Chico Science & Nação Zumbi". O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat. Ao lado de bandas como Raimundos e Planet Hemp, foi responsável pela "abertura de portas" para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os tempos. No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Recife para Olinda. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.

No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de "Loustal & Lamento Negro", numa festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o "Manifesto dos Caranguejos com Cérebro", que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só do Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.

A presença da tecnologia é uma marca do movimento, que engajava-se para a melhor exploração do mangue e alertando a todos que ali encontra-se os Caranguejos com cérebro, sempre antenados. O grupo se identifica com o movimento estético afrofuturismo, que une elementos africanos e ficção científica.


Afrociberdelia é o segundo álbum estúdio da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 15 de maio de 1996. Foi situado em 18° lugar na lista de 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone Brasil e em 2° na eleição dos melhores discos nacionais dos anos dev 1990, realizada pelo site "Scream & Yell". O álbum foi produzido por Eduardo BiD e gravado no estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro. Com presença mais forte de elementos de música eletrônica e de hip hop que seu antecessor, Da Lama ao Caos, ele chegaria ao disco de ouro em abril de 1997. Em entrevistas membros da banda afirmaram preferirem a timbragem dos tambores em Afrociberdelia, que finalmente teria se aproximado do som que o grupo fazia nos palcos.

O primeiro sucesso de Afrociberdelia foi a versão de "Maracatu Atômico" (composta por Jorge Mautner e Nelson Jacobina, em 1972), mas músicas como "Manguetown" (que ganhou clipe dirigido por Gringo Cardia) e "Macô" (com participação nos vocais de Marcelo D2 e Gilberto Gil) acabaram se tornando clássicos do grupo. Em 1997, a pesada "Sangue de Bairro" foi incluída na trilha sonora do filme "Baile Perfumado" e também ganhou videoclipe. Um remix de "Maracatu Atômico", feito pelo DJ Soul Slinger, foi incluído na coletânea "Red Hot + Rio", que se destina a promover a conscientização sobre a AIDS.

Chico Science morreu no final da tarde de um domingo do dia 2 de fevereiro de 1997, em um acidente de automóvel quando dirigia o carro de sua irmã de Recife a Olinda. Às 18h30, ele estava sozinho ao volante na estrada quando seu carro se chocou com um poste depois que um outro veículo teria fechado a passagem de seu Uno, Chico ainda foi socorrido por um policial que estava passando num ônibus e o levou ao Hospital da Restauração, mas o jovem cantor e compositor não resistiu e chegou ao hospital morto. O enterro aconteceu na segunda-feira do dia 3 de fevereiro de 1997, no Cemitério de Santo Amaro, localizado no Recife.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.nacaozumbi.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0517

Postar um comentário

6 Comentários

  1. O Mega Ta Pedindo Conta, Não Consigo Baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de baixar o arquivo sem problema nenhum. Não tem nada de Mega pedir conta.

      Dúvidas, leia:
      https://br320.blogspot.com/p/como-baixar.html

      Excluir
    2. Tentei Oura Vez Continua Pedindo Conta.

      Excluir
    3. Então manda print porque você tá fazendo algo muito errado...

      Excluir
  2. Show de bola,esse blog tem muitos clássicos nacionais, pena que algums links estão mortos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia do que você tá falando, já que 95% dos links do blog estão ativos e funcionais, inclusive esse do Chico que você veio comentar...

      Quer um link renovado comente no post. E acompanhe, já que um monte dos teus pedidos já foram repostador, inclusive o do Virgulóides que você comentou umas trezentas vezes já...

      Excluir