Artista: Joanna
Disco: JoannaAno: 1984
Esta edição: 1999 (Re-Edição em CD)
Gravadora: RCA/BMG (Edição original e esta Re-edição)
Estilo: Romântico, Brega
Tempo total: 42:07
Formato: MP3 320k (+ capas)
Faixas:
01. Você Me Ama? - 3:54
02. Espelho - 3:31
03. Só Pensando Em Ti - 3:15
04. Palavras Secretas - 4:00
05. Nunca Mais - 3:12
06. Minha Estrela - 3:13
07. Recado (Meu Namorado) - 3:19
08. Você - 4:14
09. Perfume, Cor E Canção - 3:02
10. Número Um - 3:04
11. Não Dá Mais... - 3:13
12. Ame - 4:05
Um pouco da história:
Joanna, nome artístico de Maria de Fátima Gomes Nogueira (Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1957), é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, considerada como detentora de uma das vozes mais belas do cenário musical.
Nascida e criada no bairro do Méier, subúrbio carioca, filha do violonista Joaquim, e da dona de casa Marietta, que também gostava de cantar em reuniões familiares. Desde a infância escrevia canções e poemas. Aos doze anos ganhou de presente um violão do pai, e foi matriculada numa escola de instrumentos musicais. Seu irmão a incentivava a compor e cantar, e mesmo sem ser profissional, se interessava por música e a ensinou os primeiros acordes de violão. Sua irmã preferiu seguir o caminho educacional e tornou-se professora. Em entrevistas revela que na infância gostava de brincar na rua, jogar bola, soltar pipa e peão. Cursando o terceiro ano de administração, resolveu deixar os estudos universitários para se dedicar somente a música.
Sua carreira teve início com a participação em festivais do interior do estado: Ela e pesquisava onde haveria concursos de música, e viajava sozinha para participar das competições musicais. Algumas ganhou, outras perdeu, mas sempre colecionava troféus musicais. Atuou também como backing vocal de conjuntos de bailes e casas noturnas, estreando na noite carioca ainda sem ser famosa.
Aos 17 anos foi classificada em primeiro lugar no programa "A grande chance" (TV Tupi/RJ), interpretando a música "Última forma". Devido ao sucesso desse programa, assinou com a gravadora RCA, (que posteriormente se transformou em BMG – atualmente Sony Music), pela qual lançaria quase todos os seus discos. Já em 1979 aos 22 anos, despontou na música popular brasileira. Nesta época, já independente, havia saído de casa, e dividia o aluguel de um apartamento em Copacabana com dois amigos seus, também músicos e compositores. Conta em entrevistas que, preparando uma refeição, ouviu pela primeira vez sua voz no rádio, e chorou muito de emoção.
Desde a sua estreia, Joanna optou por cantar e compor nas suas mais variadas tendências, mas seu canto romântico sempre teve destaque maior. Seu timbre de voz suave mas potente para canções românticas sempre fizeram muito sucesso da crítica e do público, a consagrando ao longo dos anos como uma das melhores cantoras do país.
Seu primeiro LP gravado foi Nascente, que vendeu oitenta mil cópias e a ele pertence o primeiro grande êxito popular da carreira, a canção "Descaminhos" (parceria sua com Sarah Benchimol). Dentre as músicas de começo de carreira que fizeram estrondoso sucesso pelo país, temos: Cicatrizes” (Joanna/ Solange Böeke), “Seu corpo’’(Roberto e Erasmo Carlos) e "Agora" (Gonzaguinha).
Joanna (também conhecido como 'Você Me Ama') é o quinto disco da cantora.
Fonte: Wikipedia
Prévia:
PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320
0360
1 Comentários
Soy español y desde que compré en Portugal sus discos a finales de los 80, me han acompañado siempre. Es una cantante maravillosa, de una fuerza total y de un romanticismo potente y brutal... La adoro
ResponderExcluir