Cássia Eller - Cássia Eller (1990)


Artista: Cássia Eller
Disco: Cássia Eller
Ano: 1990
Esta edição: 2011 (Esta Re-Edição)
Gravadora: Philips (Edição original) / Universal (Esta Edição)
Estilo: MPB, Blues
Tempo total: 34:28
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Já Deu Pra Sentir - Tutu - 3:11
02. Rubens - 3:27
03. Barraco - 3:00
04. Que O Deus Venha - 3:19
05. Eleanor Rigby - 3:07
06. Otário - 3:58
07. Por Enquanto - 4:04
08. O Dedo De Deus - 2:55
09. Lullaby - 1:45
10. Não Sei O Que Eu Quero Da Vida - 2:32
11. Tutti Frutti - 3:07

Um pouco da história:
Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.

Filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona-de-casa, seu nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.

Nascida no Rio de Janeiro, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém, no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília, para onde sua família se mudou. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante um ano, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando. Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.

Um ano mais tarde, aos 19 anos, querendo sua liberdade pessoal, foi para Belo Horizonte atrás de um lugar para morar e um emprego, onde conseguiu assim que chegou, e passou a trabalhar como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Lá, alugou um pequeno quarto, onde ficou vivendo. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa dos shows que fazia, cada dia num turno diferente, não tinha horário para se dedicar ao estudos.

Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis, rap do rapper Xis (cantor) e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller é o álbum de estreia da cantora brasileira Cássia Eller, lançado em setembro de 1990.

Em 1988, Cássia se mudou para São Paulo, onde poderia conseguir maior projeção profissional. Lá, ela encontrou seu tio, Wanderson Clayton, que trabalhava como produtor do grupo 14 Bis. Mostrou-lhe uma música dos Beatles em seu violão, o que o deixou impressionado. A partir de então, Wanderson tentaria transformar Cássia na "maior cantora desse país", segundo suas palavras.

Imediatamente, ele a colocou em um estúdio pertencente a um amigo. Dessa primeira gravação saíram 10 canções em voz e violão, que viriam a fazer parte do repertório final. As faixas surpreendiam pelos compositores selecionados, a grande maioria pertencentes ao circuito independente. Havia nomes como Hermelino Neder, Bocato, Mário Manga e Arrigo Barnabé. Nesse período, Cássia voltou para Brasília, sem esperanças de obter sucesso em sua empreitada, enquanto Wanderson tentava arranjar dinheiro para fazer a mixagem do material que tinha em mãos.

Após conseguir editar a fita, Wanderson a levou para o Rio, onde ficava a sede da PolyGram. Lá, trabalhava Mayrton Bahia, produtor de grupos como o Legião Urbana e que conhecia Wanderson de trabalhos com o 14 Bis na EMI. Após esperar por cerca de seis horas, ele deixou a gravação para Mayrton e foi embora. Ao chegar em casa, recebeu uma ligação deste. Quando regressou ao escritório, Mayrton ofereceu um contrato de três discos com Cássia. Com isso, Cássia retornou ao Rio de Janeiro, e o processo de produção de Cássia Eller iniciou-se.


Uma banda para acompanhar a cantora foi montada (segundo Wanderson, o processo foi complicado pela enorme timidez de Cássia). Com a banda montada, os ensaios das dez faixas iniciais começaram em um estúdio no Cosme Velho. Mayrton, que acreditava que Cássia era um diamante bruto que não devia ser lapidado, fazia questão de deixar com que os músicos tomassem os rumos e decisões musicais. Paralelamente a isso, Cássia fez seu show de apresentação à imprensa na casa de shows Mistura Fina, em Ipanema. Wanderson comprou-lhe um vestido e um sapato alto, que ela jogou longe logo na primeira música. Nesse período, até 1994, quando deixou de ser produzida pelo tio, Cássia usava roupas com estilo mais "marginal" e sem grandes preocupações de estilo. No mesmo dia, foram comunicados de que o próprio Wanderson seria o produtor do álbum de estreia. Essa foi a primeira experiência de Clayton como produtor solo.

No início, a pretensão da PolyGram era de que Cássia tivesse um repertório pop e uma imagem mais bem cuidada. Mayrton Bahia, no entanto, acreditando no potencial de sua figura jovem e rebelde, defendeu seu estilo frente ao departamento comercial. "A gravadora não acreditava nela, queria que ela tivesse bons modos, que ela fosse mais menininha", diz Mayrton.

O disco contou com as participações de Frejat (que compôs Barraco) e Peninha, nas percussões. Como os músicos da banda possuíam uma forte influência jazzística, o guitarrista do Barão Vermelho propôs que voltassem às origens musicais da intérprete, essencialmente calçadas no rock. Apesar da rejeição inicial a essa ideia, logo ela foi aceita por eles.

A capa do álbum, inicialmente, seria assinada pelo artista plástico André Peticov, mas não foi aprovada pela cantora. Então, optou-se por uma foto retirada em um show em São Paulo, feita por Eliane Torino. Para a contracapa, Peticov deu outra ideia, dessa vez aprovada: Cássia, literalmente, chutaria o balde. A foto foi feita na praia da Barra, onde a cantora passou algum tempo repetindo o ato. Terminada a produção, era hora de definir a divulgação do trabalho. Inicialmente, a Globo encomendou à gravadora uma versão da música Meu Bem, Meu Mal, que seria tema de abertura da novela homônima, exibida em 1990. A gravação, com arranjos da banda da própria Cássia, não foi aprovada pela gravadora ou pela emissora, que a considerou fora de contexto. "A Cássia berrava", diz Wanderson Clayton, que ainda guarda a gravação inédita.

Para divulgar o disco, foram gravados seis clipes. Um deles, Por Enquanto, primeiro single do álbum e seu primeiro sucesso, foi exibido no Fantástico em 1990. Os outros cinco foram exibidos pela então recém-lançada MTV Brasil, nos meses seguintes. Inicialmente, todas as onze faixas gravadas teriam clipes musicais, mas devido ao orçamento apertado, a ideia teve de ser abandonada.

Em 1990, Marisa Monte e seu sucesso meteórico com o disco de estreia, MM, fez com que as gravadoras passassem a procurar cantoras ditas "ecléticas" e que tivessem experiências anteriores, principalmente como cantoras da noite. Com isso, nomes como Selma Reis e Zélia Duncan (que ainda assinava como Zélia Cristina) foram lançados com a mesma premissa de Marisa. Como surgiu ao mesmo tempo no cenário musical, Cássia Eller não fugiu a essa regra, e foi tratada pela imprensa especializada como "uma versão ácida de Marisa Monte". Quando do lançamento do disco, Cássia afirmou que via semelhanças entre si mesma e Marisa, no tocante ao repertório.

Outro fato que chamou a atenção dos críticos foi a técnica vocal de Cássia, que era contralto. Algumas publicações, como a Folha de S. Paulo, afirmaram que ela tinha bom potencial, mas "urgia direção". Já outras, como a Veja, classificaram o álbum como "agradável de se ouvir". A revista, inclusive afirmou, em sua edição de 22 de setembro de 1990, que o LP de Cássia, assim como os de Selma e Zélia, não ficava devendo em nada ao de Marisa Monte.

Perante ao público, Cássia Eller alcançou relativo sucesso, com vendagens em torno das 60 mil cópias (sendo, entre as cantoras descritas acima, a que conseguiu números mais expressivos). O disco originou uma turnê nacional bem-sucedida, além de um especial para a TV Manchete, gravado durante uma apresentação no Circo Voador, no Rio de Janeiro, com a participação de Peninha na banda. Dessa turnê, que também tinha a participação de Victor Biglione, e tinha um repertório com inúmeras canções de blues, surgiria um disco gravado por Cássia e Victor, mas que foi arquivado pela gravadora por ter repertório pouco diversificado (havia apenas covers de canções de blues e outros gêneros convertidas para este). Dessa ideia, viria o segundo disco de Cássia Eller, O Marginal.

Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, com apenas 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que era usuária de cocaína desde adolescente. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após necropsia. No enterro, além de cantarem suas músicas, os presentes também cantaram o hino do Atlético Mineiro, tendo sido o caixão coberto com uma bandeira do clube Encontra-se sepultada no Cemitério Jardim da Saudade, na Cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.cassiaelleroficial.com.br

Outros discos da cantora já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

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5 Comentários

  1. Mais uma vez ressalto a importância deste Blog!
    Parabéns pelo trabalho, obrigado por reupar o CD de Zizi Possi!
    Você tem como reupar este da Cássia Eller?

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  2. O link (na verdade, o encurtador) está dando erro. Poderia consertá-lo, por favor?

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