RPM - MTV RPM 2002 (2002)


Artista: RPM
Disco: MTV RPM 2002
Ano: 2002
Esta edição: 2002 (Edição original)
Gravadora: Universal (Edição original)
Estilo: Pop Rock, New Wave
Tempo total: 67:21
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Revoluções Por Minuto - 3:43
02. Alvorada Voraz - 4:03
03. Juvenília - 3:37
04. Sete Mares - 3:18
05. Fatal - 3:55
06. Liberdade / Guerra Fria - 3:58
07. London, London - 4:47
08. A Cruz E A Espada - 3:28
09. Exagerado - 4:01
10. Vem Pra Mim - 3:53
11. Carbono 14 - 4:13
12. Sob A Luz Do Sol - 3:49
13. Rainha - 4:02
14. Louras Geladas - 3:14
15. Rádio Pirata - 3:23
16. Vida Real - 3:30
17. Olhar 43 - 3:16
18. Onde Está O Meu Amor? (Estúdio) - 3:02

Um pouco da história:
RPM é uma banda de rock brasileira surgida em 1983, tendo sido uma das mais populares do país nos anos de 1984 a 1987. Foi uma das bandas mais bem sucedidas da história da música brasileira. Na segunda metade dos anos 80, conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira. A visão crítica e bagagem cultural do letrista Paulo Ricardo foi um argumento de marketing na vendagem dos discos da banda. A banda vendeu mais de 5 milhões de discos em sua carreira.

Tudo começou em 1980, em São Paulo, quando Paulo Ricardo namorava Eloá, que morava em frente à casa onde Luiz Schiavon ensaiava com May East. O casal resolveu um dia visitar os vizinhos, que estavam num ensaio crucial que decidiam entre cantar em inglês ou português. Paulo Ricardo deu seu voto, opinando pelas letras em português e assim conheceu Luiz Schiavon. Neste dia conversaram muito sobre música. Paulo estava começando sua carreira como crítico musical e Schiavon era um pianista clássico, que buscava um novo caminho, mais popular, mas sentiu dificuldade em encontrar alguém. Foi assim que Paulo recebeu o convite para integrar o "Aura", uma banda de jazz-rock que ainda tinha Paulinho Valenza na bateria e o curitibano Edu Coelho na guitarra. Depois de três anos de ensaios e nenhum show, Luiz encantou-se pela música eletrônica e pela tecnologia de novos sintetizadores, enquanto Paulo decidiu morar na Europa – primeiro na França e depois em Londres, de onde escrevia sobre novidades musicais para a revista Somtrês e se correspondia com freqüência com Schiavon. Este choque de personalidades impulsionou a criação do RPM depois que o trabalho da dupla foi retomado em fins de 1983, já em São Paulo.

Juntos, criaram as primeiras canções. As primeiras foram "Olhar 43", "A Cruz e A Espada" e a música que batizara a banda que ali nascia: "Revoluções por Minuto". Gravaram uma fita demo destas canções com uma bateria eletrônica e encaminharam à gravadora CBS, que considerou-as ambíguas e difíceis de tocar nas rádios.


Em 2001, os quatro músicos do RPM se encontraram novamente para ensaiar, sem maiores pretensões, os antigos sucessos. Percebendo o entrosamento perfeito e a vontade de todos de estarem juntos novamente nos palcos, deram início ao retorno do RPM, inclusive com o retorno do empresário Manoel Poladian, considerado o "quinto coiote".

Em 2001 é lançado o single "Vida Real", uma versão em português (composta por Paulo Ricardo) da canção "Leef" do holandês Han van Eijk, o tema oficial da primeira edição do mundo do reality show Big Brother, que fora encomendado pela produção da Rede Globo para ser o tema de abertura da edição brasileira do mesmo.

A banda voltou à mídia com o CD e DVD MTV RPM 2002, gravado no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de março de 2002. Além dos grandes sucessos, a banda apresenta canções inéditas, como Fatal, Carbono 14, Rainha, Vem Pra Mim e Onde Está o Meu Amor (gravada em estúdio e incluída na trilha sonora da novela Esperança, da (Rede Globo). Destacam-se também as participações do músico pernambucano Otto, no instrumental Naja (incluído apenas no DVD); de Roberto Frejat, do Barão Vermelho, na regravação de Exagerado, sucesso de Cazuza; e a participação virtual de Renato Russo na canção A Cruz e a Espada. O CD vendeu mais de 700.000 mil cópias e DVD 300.000 . Levando em consideração que a pirataria dominavam todas as esquinas e camelôs daquela época, essa obra foi bem comercializada superando as expectativas da gravadora sendo o disco mais vendido no ano de 2002 entre todos os gêneros .

Em 2003, novamente com a MTV, participaram do projeto Luau MTV.

Ao final da tour do MTV ao vivo a banda começa a trabalhar um disco de inéditas mas acabam novamente se separando. Especulações dizem que a banda se separou após os outros integrantes descobrirem que Paulo Ricardo havia registrado todos os direitos em seu nome, iniciando uma disputa judicial pela marca RPM. Outros dizem que houve divergências quanto à sonoridade da banda.

Luiz Schiavon e Fernando Deluqui, juntamente com André Lazzarotto, lançaram o álbum LS&D (Viagem na Realidade) (2000 cópias foram lançadas). A canção "Madrigal", que foi tema de abertura da telenovela Cabocla, foi bem executada.

Paulo Ricardo e o baterista Paulo P.A. Pagni formaram a banda PR.5 e lançaram o disco Zum Zum, que não obteve sucesso comercial.

2018-atualmente: Nova formação com novas músicas e a morte de P.A.
Após os integrantes tentarem voltar com a banda e Paulo Ricardo declarar que queria seguir em carreira solo, Schiavon, Deluqui e P.A. decidem dar continuidade a banda e chamam o baixista e vocalista Dioy Pallone para substituir Paulo. Na nova formação do grupo, ele está revezando os vocais com Deluqui, com a banda produzindo novas músicas para um vindouro álbum.

No final de 2018, foram disponibilizadas nas plataformas digitais os singles Ah! Onde Está Você? e Escravo da Estrada, interpretadas por Pallone e Deluqui

A nova turnê iniciou-se em 2019, com Schiavon, Deluqui, Dioy e o baterista Kiko Zara, substituindo Paulo P.A. Pagni que já enfrentava sérios problemas de saúde. A banda também realizou um show acústico em abril do mesmo ano em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, sendo esta, a última vez que o grupo se apresentou com P.A.

Em 22 de junho, após 34 dias em coma no Hospital São Camilo, localizado em Salto, interior de São Paulo, Pagni faleceu aos 61 anos, vitima de broncopneumonia e complicações decorrentes da fibrose pulmonar, doença que o músico enfrentava nos últimos meses. P.A. foi sepultado ao lado de seus pais, no município de Araçariguama, onde residia desde 2004.

Fonte: Wikipedia

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0446

Postar um comentário

0 Comentários