Cássia Eller - O Marginal (1992)


Artista: Cássia Eller
Disco: O Marginal
Ano: 1992
Esta edição: 2011 (Esta Re-Edição)
Gravadora: Philips (Edição original) / Universal (Esta Edição)
Estilo: MPB, Blues, Rock
Tempo total: 43:42
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Caso Você Queira Saber - 4:03
02. Sonhei Que Viajava Com Você - 3:52
03. Sensações - 3:20
04. Teu Bem - 2:34
05. Amnésia - 2:23
06. O Marginal - 4:32
07. Eles - 4:06
08. Aquele Grandão - 2:10
09. Bobagem - 2:25
10. Comédia - 2:24
11. Hear My Train A Coming (Gettin' My Heart Back Together Again) - 3:53
12. If Six Was Nine - 7:54

Um pouco da história:
Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos 1990.

Filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona-de-casa, seu nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia.

Nascida no Rio de Janeiro, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém, no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília, para onde sua família se mudou. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante um ano, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando. Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.

Um ano mais tarde, aos 19 anos, querendo sua liberdade pessoal, foi para Belo Horizonte atrás de um lugar para morar e um emprego, onde conseguiu assim que chegou, e passou a trabalhar como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Lá, alugou um pequeno quarto, onde ficou vivendo. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa dos shows que fazia, cada dia num turno diferente, não tinha horário para se dedicar ao estudos.

Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis, rap do rapper Xis (cantor) e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller é o álbum de estreia da cantora brasileira Cássia Eller, lançado em setembro de 1990.

Em 1988, Cássia se mudou para São Paulo, onde poderia conseguir maior projeção profissional. Lá, ela encontrou seu tio, Wanderson Clayton, que trabalhava como produtor do grupo 14 Bis. Mostrou-lhe uma música dos Beatles em seu violão, o que o deixou impressionado. A partir de então, Wanderson tentaria transformar Cássia na "maior cantora desse país", segundo suas palavras.

Imediatamente, ele a colocou em um estúdio pertencente a um amigo. Dessa primeira gravação saíram 10 canções em voz e violão, que viriam a fazer parte do repertório final. As faixas surpreendiam pelos compositores selecionados, a grande maioria pertencentes ao circuito independente. Havia nomes como Hermelino Neder, Bocato, Mário Manga e Arrigo Barnabé. Nesse período, Cássia voltou para Brasília, sem esperanças de obter sucesso em sua empreitada, enquanto Wanderson tentava arranjar dinheiro para fazer a mixagem do material que tinha em mãos.

Após conseguir editar a fita, Wanderson a levou para o Rio, onde ficava a sede da PolyGram. Lá, trabalhava Mayrton Bahia, produtor de grupos como o Legião Urbana e que conhecia Wanderson de trabalhos com o 14 Bis na EMI. Após esperar por cerca de seis horas, ele deixou a gravação para Mayrton e foi embora. Ao chegar em casa, recebeu uma ligação deste. Quando regressou ao escritório, Mayrton ofereceu um contrato de três discos com Cássia. Com isso, Cássia retornou ao Rio de Janeiro, e o processo de produção de Cássia Eller iniciou-se.


O Marginal é o segundo álbum de estúdio da cantora brasileira Cássia Eller, lançado em julho de 1992.

Segundo a cantora disse à MTV anos depois, este disco foi confeccionado sem grandes preocupações comerciais. Nele estão registradas gravações com grande influência da chamada vanguarda paulista, com canções escritas por compositores como Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé. Há ainda duas músicas compostas por Jimi Hendrix, de quem Cássia era admiradora.

Este disco é considerado o mais alternativo gravado pela cantora, tanto que foi o menos vendido de sua carreira.

Cássia Eller faleceu em 29 de dezembro de 2001, com apenas 39 anos, no auge de sua carreira, em razão de um infarto do miocárdio repentino. Foi levantada a hipótese de overdose de drogas, já que era usuária de cocaína desde adolescente. A suspeita foi considerada inicialmente como causa da morte, porém foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro após necropsia.No enterro, além de cantarem suas músicas, os presentes também cantaram o hino do Atlético Mineiro, tendo sido o caixão coberto com uma bandeira do clube Encontra-se sepultada no Cemitério Jardim da Saudade, na Cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.cassiaelleroficial.com.br

Outros discos da cantora já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR! 
Mediafire
Senha: br320
0412

Postar um comentário

0 Comentários