Oswaldo Montenegro - Oswaldo Montenegro (1980)


Artista: Oswaldo Montenegro
Disco: Oswaldo Montenegro
Ano: 1980
Esta edição: 2015 (Re-Edição em CD no Box 'O Menestrel')
Gravadora: WEA (Edição original) / Warner (Esta Re-edição)
Estilo: Folk, MPB
Tempo total: 44:37
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Por Brilho - 3:50
02. Aquela Coisa Toda - 4:03
03. Ao Nosso Filho Morena - 2:13
04. Quebra Cabeça Sem Luz - 3:05
05. Fado Doido - 2:51
06. Bandolins - 4:22
07. Intuição - 4:22
08. Agonia - 4:54
09. Pra Longe Do Paranoá - 3:09
10. Terceira Festa (Cachorro Doido) - 1:08
11. Incompatibilidade - 5:04
12. Voar Leve - 2:21
13. O Mesmo Coração - 3:09

Um pouco da história:
Oswaldo Viveiros Montenegro (Rio de Janeiro, 15 de março de 1956) é um músico brasileiro. Além de cantor, compõe trilhas sonoras para peças teatrais, balés, cinema e televisão. Foi casado com a atriz Paloma Duarte. Tem uma das parcerias mais sólidas da MPB ao lado de Madalena Salles, que o acompanha com suas flautas.

Nascido no bairro do Grajaú, Oswaldo é um caso excepcional de precocidade musical. Sem nunca ter estudado música regularmente, começou desde a tenra infância a ser influenciado por ela. Primeiro, na casa de seus pais no Rio de Janeiro: sua mãe e os pais dela tocavam piano, seu pai tocava violão e cantava.

A segunda influência foi mais forte. Aos oito anos, mudou-se, com os pais, para São João del-Rei, cidade mineira poética e boêmia, onde as serestas aconteciam todas as noites e as pessoas juntavam os amigos em casa para passar as noites tocando e cantando. Ao mesmo tempo, Oswaldo foi atraído para a música barroca das igrejas. Nesta época, teve aulas de violão com um dos seresteiros da cidade e compôs sua primeira canção, Lenheiro, nome do rio que banha São João del-Rei. Venceu um festival de música com apenas 13 anos, no Rio de Janeiro, onde voltou a morar.


A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança para Brasília, em 1971. Na capital federal, começou a ter contato com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Fez seus primeiros shows e aos 17 anos a decisão de viver da música se tornou definitiva. Mudou-se novamente para o Rio, mas já havia adotado Brasília como a terra de seu coração e tema constante de sua obra. Também seus parceiros preferidos foram amigos que fez ali, como José Alexandre, Mongol e Madalena Salles, entre outros.

Foi ainda em Brasília que tomou contato com a música erudita nos concertos do Teatro Nacional. Não só assiste aos concertos com seus amigos músicos, entre eles o maestro Otávio Maul e a família Prista Tavares, mas entra pelas madrugadas conversando sobre técnica e teoria musicais. Autodidata, devora livros sobre história da música.

A partir daí, morando no Rio mas com os olhos e o coração postos em Brasília, sua carreira deslancha. Tem música classificada no último Festival da Canção da Rede Globo, o primeiro de repercussão nacional de que participa (1972), escreve e encena seu primeiro musical (1974-1975), lança três discos em três anos (1975-8) e fica em 3° lugar no festival na TV Tupi com seu primeiro megassucesso, Bandolins (1979).

Em 1980, vence o Festival MPB 80 da Rede Globo de Televisão com a canção Agonia, do amigo de infância Mongol.

Oswaldo Montenegro é o terceiro álbum do cantor e traz o sucesso Bandolins.

Fonte: Wikipedia

Site: www.oswaldomontenegro.com.br

Outros discos do artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
Senha: br320
0384

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Maravilha! Ansioso pelo Asa de luz, o melhor disco de Oswaldo Montenegro na minha modesta opinião.

    ResponderExcluir