Biquini Cavadão - Zé (1989)


Artista: Biquini Cavadão
Disco: Zé
Ano: 1989
Esta edição: 2001 (Re-edição em CD)
Gravadora: Polydor (Edição original) / Universal Music (Esta edição)
Estilo: Pop Rock, New Wave
Tempo total: 38:55
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Bem-Vindo Ao Mundo Adulto - 3:34
02. Brincando Com Fogo - 3:16
03. Corredor X - 4:20
04. Teoria - 4:16
05. Samba De Branco - 3:50
06. Meu Reino - 4:12
07. Na Memória - 4:13
08. Certas Pessoas - 3:57
09. Meus Dois Amores - 1:47
10. Direto Pro Inferno - 5:25

Um pouco da história:
Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1983 no Rio de Janeiro. Composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro "Birita" Lopes tendo atualmente, como músicos convidados o baixista e produtor Marcelo Magal , o guitarrista Edson Figurótico Pineschi e o saxofonista Walmer Carvalho. A banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 1980.

Bruno, Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, e que decidiram tocar junto com mais alguns amigos, num sarau, decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna, guitarrista dos Paralamas do Sucesso, a sugestão do nome "Biquini Cavadão".

A primeira música que compuseram foi Tédio, e esta foi o chamariz para que Carlos Beni (ex-Kid Abelha) insistisse em gravá-los. A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM , berço de várias bandas de rock nos anos 80. O sucesso da demo, os levou à Polygram para gravar um compacto simples (Tédio / No Mundo da Lua) no começo de 85.

Faltava um guitarrista: Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional realizado pela banda. A sua integração se deu rapidamente colaborando nas composições e gravando todos os programas de TV. Era como se ele apenas tivesse faltado no dia de tirar fotos para a capa do compacto.

Em 1987, lançaram o LP A Era da Incerteza. Atingiram a marca de 50 mil copias, embalados por músicas como "Ida" e "Volta e 1/4". Ao todo, até os dias atuais 200 mil cópias.



por Carlos Beni
0 MANIFESTO

0 ZÉ é qualquer um 0 ZÉ não é ninguém ZÉ é qualquer um, de cujo nome ninguém lembra.

0 ZÉ não é notícia. Não tem ZÉ nas revistas 0 ZÉ não está na TV. o tal soldado desconhecido, certamente se chamava ZE. É estranho que um nome tão comum cause tanta perplexidade Afinal, quem ou o que é ZE?

0 ZÉ atira pilhas de rádio na cabeça do bandeirinha

0 ZÉ salva náufragos na baía

0 ZÉ viaja pendurado na porta de ônibus lotado

o ZÉ se benze quando passa na porta da igreja.

Alguns acham que o ZE é aquele cara que sonha com um Escort XR-3, conversível. um jeans Dijon e uma noite no Motel Shalimar com a Magda Cotrofe.

Outros afirmam, convictos, que o ZE se pudesse se mudava para Paris, fumava Gauloise, estudava na Sorbonne, e teria 10 semanas e 3/4 de amor com a Kim Bassinger.

0 certo é que os ZÉs formam uma imensa multidão de ilustres desconhecidos, um monumental exército de anônimos que fazem o seu trabalho sem que ninguém perceba 0 Biquini Cavadão não quer abafar ninguém, só quer mostrar que é ZÉ também.

ZÉ – 0 DISCO

Romance épico-musical, álbum meta-conceitual, ópera molhada, o LP ZÉ é a melhor criação do Biquini Cavadão.Livremente inspirado nas vidas de Zé das Couves, Zé Povinho e Zé Ninguém, nesta obra os cinco compositores/instrumentistas psicopatas do Biquini conseguiram capturar o verdadeiro espírito anarco-populista que caracteriza a banda. No começo foi a ingenuidade da adolescência, registrada em toda sua inocência no LP—Cidades em Torrente, que nos deu pérolas do “besteirol’ juvenil como: “Tédio’, Mundo da Lua e Timidez. Depois veio A Era da Incerteza, com as dúvidas e pretensões típicas de um segundo disco, Canções como Ida e Volta e “1/4” mostravam a perplexidade diante do mundo, característica da pós-adolescência, e ao mesmo tempo revelavam a recém-adquirida competência musical do grupo.

Agora aparece o ZÉ que marca o encontro definitivo do Biquini Cavadão com sua identidade musical adulta.Adulto, mas não metido a sério ou pseudo-profundo. 0 “ZÉ”, como não podia deixar de ser. é direto. objetivo, cheio daquela aguda ironia que fez Paulinho da Viola considerar “Tédio” uma das melhores canções do Rock caboclo.Do ponto de vista musical. ZÉ mantém o ecletismo biquiniano habitual, passando por “funks”, baladas “pop”, “hard rock’ , samba e outros estilos não identificados, sempre com um toque inconfundível de imprevisibilidade cavadônica.

A idéia de um disco conceitual surgiu naturalmente, ao mesmo tempo que as canções do disco foram sendo compostas. Nas novas músicas se revela um sentido de normalidade, que acabou inspirando o nome ZÉ.

De fato, o Biquini Cavadão é um grupo formado por sujeitos irritantemente comuns, tipos que passam desapercebidos em qualquer ponto de ônibus. Por isso. ZÉ trata de sensações e situações que acontecem com qualquer um, especialmente com aquelas pessoas que nunca se destacam, na multidão de Zés que formam a população do nosso amado país.

NOTA ACADÊMICA DE PÉ DE PÁGINA.

0 caráter híbrido da música do Biquini Cavadão é típico do Processo antropofágico da música brasileira. Vamos deglutindo “rocks”, comendo “raps”, mastigando “funks”, mordendo sambas, triturando sertanejos e de toda essa massa de notas, ritmos e harmonias se forma alguma música que é original e brasileira.

Assim foi com a bossa-nova, que teve precursores tão nacionalistas quanto Dick Farney (Farnésio Dutra) e Johnny Alf (João Alfredo), e assim será com o Rock nacional.

ZÉ: 0 PROCESSO

Dizer que uma banda de Rock é democrática, é o cúmulo do lugar-comum. Todas as bandas se proclamam como unidades musicais sem líderes, onde todos os músicos são igualmente importantes. Só que na maioria dos casos, uns são mais iguais do que os outros.

Por isso, melhor que dizer que o Biquini Cavadão é um grupo democrático, é explicar como as coisas funcionam na prática.0 processo criativo do Biquini é o que se poderia chamar de 11 mutirão caótico. os cinco integrantes do grupo contribuem com idéias musicais e letras, em praticamente todas as composições.


A melhor maneira de se entender como funciona o “mutirão caótico— é relatar como foi composta uma das canções do Álvaro Birita e Sheik inventam uma levada, Bruno começa a cantar um pedaço de letra em cima. Carlos Coelho e Miguel criam uma harmonia para a levada inicial, e todos juntos fazem uma segunda parte de música, Bruno, Birita e Sheik terminam a letra, Carlos Coelho compõe um “riff” de guitarra, A música está pronta. Isto foi só um exemplo, imagine agora todas as combinações possíveis entre letra. música e os cinco integrantes do Biquini, e adicione a possibilidade de um deles trazer uma canção mais ou menos pronta, e você terá uma idéia bem razoável da irracionalidade do processo criativo do grupo.Esta insanidade produtiva só é possível porque, antes de serem músicos tocando juntos, o Biquini Cavadão é um grupo de amigos inseparáveis.

Fonte: Wikipedia / Site Oficial

Site: www.biquini.com.br

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR! 
Mediafire
Senha: br320
0371

Postar um comentário

0 Comentários