Ultraje A Rigor - Crescendo (1989)


Artista: Ultraje A Rigor
Disco: Crescendo
Ano: 1989
Esta edição: 2014 (Re-edição em CD no formato Boxset)
Gravadora: WEA (Edição original) / Warner Music Brasil (Re-edição em CD)
Estilo: Rock, Comédia
Tempo total: 44:51 (com Bônus)
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Crescendo - 2:17
02. Filha Da Puta - 2:52
03. Volta Comigo - 3:32
04. Laços De Família - 2:54
05. Secretários Eletrônicos - 1:10
06. Maquininha - 1:55
07. Ricota - 3:58
08. A Constituinte - 0:33
09. Crescendo II - A Missão (Santa Inocência) - 5:37
10. Ice Bucket - 2:30
11. Coragem - 2:56
12. Os Cães Ladram (Mas Não Mordem) E A Caravana Passa - 1:59
13. Querida Mamãe - 3:11
14. O Chiclete - 3:08
Bônus (Ao Vivo, 1990):
15. Inútil - 2:44
16. A Constituinte - 0:33
17. Filha Da Puta - 2:53

Um pouco da história:
Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início da década de 1980 em São Paulo. Idealizada por Roger Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil, devido as canções "Inútil" e "Mim Quer Tocar". Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional. O mesmo álbum, mais tarde, acabou sendo consagrado como o "melhor álbum de rock nacional" pela Revista MTV, em dezembro de 2008.

A banda é um grande marco no cenário do rock nacional. Sua formação inicial era Roger, Leonardo Galasso (bateria, mais conhecido como Leôspa), Sílvio (baixo) e Edgard Scandurra (guitarra solo). Mal o nome foi adotado, Sílvio saiu para dar lugar a Maurício Defendi. Hoje, apenas Roger, idealizador da banda, continua desde a formação original.

Entre 2011 e 2013, a banda fez parte do talk show brasileiro, Agora É Tarde, da Rede Bandeirantes, apresentado por Danilo Gentili. Atualmente fazem parte do SBT onde integram o novo talk show de Gentili, The Noite.

O grupo Ultraje a Rigor começou como uma banda de covers, principalmente de Beatles, punk rock e new wave. A primeira formação, composta por Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard Scandurra, começou fazendo pequenos shows em bares. Em 1982, decidiram que o nome da banda seria Ultraje a Rigor, um trocadilho com a expressão "traje a rigor". Roger, inicialmente, havia pensado em batizar a banda apenas como "Ultraje", mas Edgard, quando perguntado a respeito do nome, ouviu errado e perguntou: "Hã? Como é? Que traje, o traje a rigor?". O trocadilho fez sucesso e o nome Ultraje a Rigor foi adotado.

Em pouco tempo, Silvio deixou a banda e foi substituído por Maurício Defendi. Em abril de 1983, a nova formação participa do primeiro show da banda apenas com composições próprias. Após alguns shows, a banda assina um contrato de gravação com o produtor Pena Schmidt, que fazia parte da WEA e trabalhou também com artistas como o Ira! (do qual Edgard fazia parte) e os Titãs. O Ultraje então grava seu primeiro single, Inútil/Mim Quer Tocar, que, por problemas com a censura, não foi liberado até outubro daquele ano.

Edgard, já membro do Ira!, encontrou-se impossibilitado de continuar a dividir seu tempo entre duas bandas e optou pela segunda. Carlo Bartolini, conhecido como Carlinhos, foi chamado para seu lugar. Em 1984, com a nova formação, o Ultraje grava seu segundo single, Eu Me Amo/Rebelde Sem Causa. A primeira canção teve relativo sucesso, incentivado pela coincidência de seu refrão com o de Egotrip, da Blitz. A segunda música, porém, foi determinante para o sucesso da banda desde que começou a ser executada, em janeiro de 1985.

O primeiro LP da banda, Nós Vamos Invadir Sua Praia, lançado alguns meses mais tarde, fez grande sucesso. Foi o primeiro LP de rock no Brasil a ganhar Disco de Ouro e Disco de Platina. A maior parte das músicas teve grande sucesso, e a banda quebrou recordes de público em diferentes locais em todo o país, como o Canecão, no Rio de Janeiro.


Crescendo é o terceiro álbum de estúdio lançado pela banda Ultraje a Rigor, sendo vendido em LP e CD no ano de 1989.

Em 1989, a banda se encontra mais madura musicalmente, embora mais cansada devido aos vários shows. Crescendo teve boas vendagens (garantiu o terceiro disco de ouro da carreira do grupo por 100 mil LPs vendidos), mas atraiu menos atenção da crítica e da mídia em relação aos discos anteriores. Porém, a polêmica continuava, quando a banda fez uma provocação ao anúncio do fim da censura oficial, com a canção "Filha da Puta". Duas versões dessa música foram lançadas em um single promocional voltado para as rádios. Uma era a versão original ("versão sociedade"), contendo o palavrão. Já a outra, intitulada "Filha Daquilo" (considerada a "versão família") incluía uma buzina suprimindo a palavra de baixo calão. Esta última acabou sendo mais executada que a gravação contida no LP original. Outras canções com palavrões leves ou temas picantes como "O Chiclete" e "Volta Comigo", uma música que trata de adultério, tiveram suas execuções comprometidas.

A despeito destas polêmicas, Crescendo fez os ouvintes perceberem que o Ultraje, apesar de adotar uma sonoridade mais agressiva e um pouco mais elaborada do que nos dois álbuns anteriores, parecia estar menos inspirado quanto ao material apresentado (em que pese o fato do disco ter 14 faixas). O grupo teve de resgatar canções compostas antes mesmo de ter gravado seu compacto Inútil / Mim Quer Tocar em 1983 para preencher o repertório do LP, sendo os casos específicos das músicas "Ricota", "O Chiclete" (as duas escritas por Edgard Scandurra) e "Ice Bucket". Quatro vinhetas instrumentais foram gravadas também: a faixa-título, "Os Cães Ladram...", "Maquininha" e "Secretários Eletrônicos". Até mesmo uma versão da cantiga de domínio público "Atirei o Pau no Gato" (renomeada como "A Constituinte" no lançamento) foi incluída no trabalho. Principal compositor do Ultraje, Roger ainda cedeu espaço para o guitarrista Sérgio Serra apresentar canções de autoria própria. No entanto "Laços de Família" e "Querida Mamãe" (esta última falando sobre uma relação edipiana entre mãe e filho), cantadas e escritas por Sérgio, tinham um estilo "sério" demais para o repertório de uma banda cujas letras quase sempre vinham carregadas de alto teor de humor e ironia.

Mas mesmo Roger apresentou uma canção séria para o disco: "Crescendo II - A Missão (Santa Inocência)". Esta faixa, que também foi o último single do disco, traz um discurso do líder da banda com relação ao infame episódio passado na cidade de Chapecó em 1987, na qual ele foi acusado de estuprar uma fã menor de idade que o teria visitado no hotel onde estava hospedado com os demais integrantes do Ultraje após um show naquele município. Mesmo após o estupro não ter sido comprovado e de ter sido absolvido no caso, Roger sentiu estar com sua imagem pública arranhada com o incidente passado (e, consequentemente, forte constrangimento) e acabou compondo a canção que soa também como um desabafo e autodefesa contra as acusações que sofreu.

As faixas "Filha Daquilo" e "Beer" estão disponíveis apenas na edição de CD.

Em 2014 o disco foi lançado no Box quíntulo '30 Anos'.

Fonte: Wikipedia

Site: www.ultraje.com

Outros discos da banda já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR! 
Pixeldrain
Senha: br320
0235

QUER BAIXAR ESTE DISCO SEM ANÚNCIOS E EM FLAC?????
SAIBA COMO AQUI

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Blog ESPETACULAR, não tenho palavras pra agradecer já estava confirmado em baixar rock br em 128kbps visto que era a única qualidade q eu estava encontrando serio, vlwzão. Fica aqui um pedido: a discografia do Lobão anos 80 em 320kbps e a do Lulu Santos tbm; desde já meu muito obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio :)

      Tanto Lulu quanto Lobão já estão programados, vai levar um tempo pra postar tudo mas vai ser postado :)

      Excluir
  2. Ola, tem previsão do album do engenheiros do hawaii acustico mtv?

    ResponderExcluir
  3. Cara, seu site é ESPETACULAR, não aguentava mais ver coisa em 128 kbps, puta merda, OBRIGADO MESMO PELO SEU TRABALHO em disponibilizar esse conteúdo de QUALIDADE, que Deus abençoe você.

    ResponderExcluir