Haddad - Blues E Outros Bichos (1997)


Artista: Haddad
Disco: Blues E Outros Bichos
Ano: 1997
Esta edição: 1997 (Edição digital)
Gravadora: Long Live Rock Records (Edição original)
Estilo: Blues Rock, Rock Progressivo
Tempo total: 35:34
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Madness - 3:39
02. Por Que É Sempre Assim? - 2:48
03. Confuso Carneiro - 5:05
04. Mais-Valia Genética - 2:50
05. Guerra - 3:51
06. Camburi Blues - 4:42
07. I'm Leaving You - 2:04
08. Prece - 4:02
09. Vida - 2:13
10. Sunset Boulevard - 1:16
11. Mankind - 2:57

Um pouco da história:
Em 1985, os irmãos Haddad fundaram o primeiro estúdio de múltiplos canais de Vitória: o Studio Um, que mantiveram em intensa atividade até 1990, gravando demos e discos para músicos independentes e produzindo jingles publicitários.

Em 1988, gravam o LP "Gustavo Haddad", somente con músicas próprias, fortemente influenciado pelos grupos progressivos ingleses dos anos 70, em especial Pink Floyd, Camel e Supertramp.

No começo dos anos 90, a banda "Haddad" é fundada pelos irmãos Gustavo e Leandro Haddad (Teclados + voz e violao + voz, respectivamente), pelo saxofonista José "Zezito" Haddad e pelo guitarrista Paulo Pelissari. Era o começo de uma longa parceria que gerou grandes frutos.

Por ordem cronológica, temos o cd "Haddad" de 1991, o pontapé inicial nessa jornada que já dura mais de 17 anos. Apesar de contar com um baixo orçamento para a produção, esse CD guarda algumas das mais belas músicas da banda ("Canção da Palestina", "Para Gary Moore"), rock empolgantes ("Chuck rocker", "Charles fourier") e as primeiras experiências com orquestrações ("A minha história é o absurdo, baby"), que viriam a se tornar um trunfo e marca registrada da banda.

Na seqüência, temos o cd "Blues e outros bichos" e "Deuses, Anjos, Homens e Bestas", ambos de 1997. Nessa época é que se juntam a banda o baterista Eric Carvalho e o baixista Rubens Oliveira, formando, assim, a formação clássica da banda.Os dois cd’s são tidos como gêmeos, por originalmente terem sido pensados como apenas um. Entretanto, verificou-se a grande discrepância de estilo entre certas composições, ora pendendo para o blues, ora para o rock progressivo. Isso acabou por gerar a divisão nos dois discos que, embora feitos na mesma época, tinham propostas completamente diferentes.


”Blues e outros bichos” traz pérolas do blues rock como "Madness", "Camburi Blues" (música com qual a banda haddad ganhou o festival de música da UFES de 1987), "Confuso carneiro" e "I'm leaving you". Imperdível!

Seu irmão gêmeo, como já dissemos, traz uma proposta quase que oposta, focando o rock progressivo. O disco recebeu diversos elogios da comunidade do prog rock nacional e internacional até, recebendo críticas dos EUA e Itália. Vejam esta resenha publicada pela revista Meta Música: "São dez faixas onde temos um amálgama de referências Progressivas e Folk, com uma passada por fontes Psicodélicas e Espaciais em poemas existênciais-extraterrenais (...) Letras instigantes, instrumental preciso, e criativas harmonias costuradas por belas vinhetas fazem desse cd do Haddad - com suas canções/baladas de fôlego - um acontecimento a ser comemorado...". O caráter progressivo do disco iria atrair a atenção da Rock Symphony, empresa especializada em bandas de rock progressivo, que inicia a partir de DAHB uma parceria com banda, distribuindo os cds do Haddad no exterior, onde esse tipo de música tem um público mais amplo.

Em 2009, a banda lançou seu 7° disco, "Eros e Thanatos", último trabalho até o momento.

Fonte: Outros 300

Prévia:

PEGUE A BR!
Pixeldrain
Senha: br320

0138

Postar um comentário

0 Comentários