O Terço - Criaturas Da Noite (1975)


Artista: O Terço
Disco: Criaturas Da Noite
Ano: 1975
Esta edição: 2004 (Re-Edição em CD)
Gravadora: Copacabana (Edição original) / EMI (Esta edição)
Estilo: Rock Progressivo, Hard Rock
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Hey Amigo (Cezar de Mercês) – 3:33
02. Queimada (Flávio Venturini/Cezar de Mercês) – 3:06
03. Pano De Fundo (Sérgio Magrão/Cezar de Mercês) – 3:45
04. Ponto Final (Luiz Moreno) – 4:38
05. Volte Na Próxima Semana (Sergio Hinds) – 3:01
06. Criaturas Da Noite (Flávio Venturini/Luiz Carlos Sá) – 3:42
07. Jogo Das Pedras (Flávio Venturini/Cezar de Mercês) – 3:28
08. 1974 (Flávio Venturini) – 12:24

Um pouco da história:
O Terço é uma banda brasileira formada no Rio de Janeiro em 1968 por Jorge Amiden (guitarra), Sérgio Hinds (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). A banda começou tocando rock clássico, mas logo tendeu ao rock progressivo e ao rock rural e MPB caracterizando o som e a diversidade musical da banda.

Segundo o guitarrista Sérgio Hinds (único membro presente em todas as formações da banda), a palavra terço foi escolhida como nome da banda porque é uma medida fracionária que corresponde a três ou a "terça parte de alguma coisa", como num Rosário. O Terço caiu como uma luva devido a primeira formação da banda, que era a de trio (guitarra, baixo, bateria). Inicialmente, o nome escolhido tinha sido "Santíssima Trindade", mas para evitar atritos com a Igreja Católica, foi adotado "O Terço".

O Terço originou-se basicamente de dois grupos, o Joint Stock Co. (que integrava Jorge Amiden, Vinícius Cantuária, Cezar de Mercês e Sérgio Magrão) e Hot Dogs (que integrava Sérgio Hinds). Todos eles viriam a fazer parte da banda em diversas ocasiões. O Terço surgiu no final da década de 1960 e a primeira formação foi: Sérgio Hinds no baixo, Jorge Amiden na guitarra e Vinícius Cantuária na bateria. Esta formação gravou o seu primeiro LP em 1970, com uma mistura de rock 50, folk e música clássica.


O Terço nesta época tocava em diversos festivais. Com a canção "Velhas Histórias", composta por Renato Côrrea e Guarabyra, o grupo ganhou o Festival de Juiz de Fora. Em um festival universitário, a banda ficou em 2º lugar defendendo a música "Espaço Branco" de Vermelho e Flávio Venturini (que mais tarde viria a integrar o grupo). A banda também classificou as músicas "Tributo ao Sorriso" (3º lugar) e "O Visitante" (4º lugar), em duas edições do Festival Internacional da Canção (FIC), o que levou a banda a se tornar o grupo revelação pela mídia especializada, com destaque para o vocal trabalhado em falsete, que era uma das características da banda.

Em 1975, Sérgio Hinds (guitarra), Sérgio Magrão (baixo), Luiz Moreno (bateria) e Flávio Venturini (teclado e viola), concluíram a gravação de seu terceiro disco, o Criaturas da Noite. A capa do disco foi elaborada por Antônio e André Peticov e foi chamada de "A Compreensão". O disco começa com o pulsante baixo de Magrão, introdução do simples rock "Hey Amigo", composição de Cezar de Mercês que se tornou um dos maiores clássicos da banda. A influência do rock rural é bastante presente nas faixas "Queimada" e "Jogo das Pedras" (ambas de Flávio Venturini e Cezar de Mercês). A faixa-título (Flávio Venturini / Luiz Carlos Sá), conta com os arranjos de orquestra do maestro Rogério Duprat. O disco traz as instrumentais "Ponto Final" (do baterista Luiz Moreno, que toca piano na introdução da música) e a suíte instrumental "1974", composta por Flávio Venturini.

Visando mercado internacional, a banda gravou o vocal deste disco em inglês e lançou o Creatures of the Night.

Fonte: Wikipedia

Site oficial: www.oterco.com.br

Prévia:

PEGUE A BR!
Senha: br320
Pixeldrain
0016


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Disco antológico, ápice do Rock progressivo nacional. A suíte 1974 só mostra o talento fenomenal de Flávio Venturini para compor e arranjar.

    ResponderExcluir
  2. O arquivo não está mais disponível

    ResponderExcluir
  3. 1974 foi um ano muito feliz em nossas vidas. O Terço esteve ao vivo aqui num clube perto de nossa casa. Eu só tinha 14 anos. Hoje tenho 60 anos e não posso dizer o mesmo dos terríveis dias de hoje. Ainda bem que existem pessoas de bom coração que disponibilizam estas felizes lembranças para nós que vivemos intensamente aquele tempo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir