Gabriel O Pensador - Seja Você Mesmo Mas Não Seja Sempre O Mesmo (2001)


Artista: Gabriel O Pensador
Disco: Seja Você Mesmo Mas Não Seja Sempre O Mesmo
Ano: 2001
Esta edição: 2001 (Edição Original)
Gravadora: Chaos/Sony Music (Edição original)
Estilo: Rap, Pop Rock
Tempo total: 52:56
Formato: MP3 320k (+ scans)

Faixas:
01. Se Liga Aí - 3:51
02. Até Quando? - 4:21
03. Ãh - 4:19
04. Pega Ladrão! - 4:11
05. Tem Alguém Aí? - 4:43
06. Masturbação Mental - 4:34
07. É Pra Rir Ou Pra Chorar? - 4:49
08. Sem Parar - 4:35
09. Mário - 4:27
10. Brasa - 7:06
11. Sei Lá - 5:54

Um pouco da história:
Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1973), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", sendo logo contratado pela Sony Music. Pela gravadora tem lançados sete álbuns: Gabriel o Pensador, Ainda É Só o Começo, Quebra-Cabeça, Nádegas a Declarar, Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) e Cavaleiro Andante. Seu último álbum, Sem Crise, foi lançado de forma independente.

Além de cantor, Gabriel é escritor e lançou em 2001 o livro autobiográfico Diário Noturno. Quatro anos mais tarde lançou Um Garoto Chamado Rorbeto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008, lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro e um ano depois lança uma versão especial do mesmo livro intitulada de Meu Pequeno Rubro-Negro - Edição Especial do Hexa. Escreveu em parceria com Laura Malin o livro Nada Demais que ainda não foi publicado.

Paralelamente a isso, Gabriel também é um ativista social tendo como projetos o "Pensador Futebol" que investe em jovens jogadores que querem se profissionalizar e junto de Luís Figo e Luiz Felipe Scolari comanda o projeto de futebol chamado "Dream Football" que através do envio de vídeos via internet dá a oportunidade dos participantes serem contratados por times profissionais de futebol. Além de projetos de futebol, ainda tem um projeto social conhecido como "Pensando Junto" que atende as crianças carentes da Rocinha.

Havia um ano que Gabriel frequentava aulas de comunicação social na PUC-Rio, onde se sentia terrivelmente inconformado com o conformismo. No início da década de 90, um amigo levou às rádios do país, através de uma fita demo a música "Tô Feliz (Matei o Presidente)", que falava do então presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello, que passava por um processo de impeachment. A canção foi censurada cinco dias depois, segundo o Ministério da Justiça, por incentivar ao assassinato do presidente e conter frases ofensivas ao mesmo. Embora tenha sido um sucesso sendo pedida a ponto de chegar ao primeiro lugar entre as mais tocadas, a música não chamou a atenção da Sony Music, segundo o cantor. No entanto, mesmo sem fita demo e somente com letras de músicas, Sérgio Lopes empregado da gravadora disse: "A gente vai conseguir o estúdio pra você, nele você vai poder ter os recursos todos pra fazer duas músicas, a gente avaliar melhor e entender melhor o quê é isso que você está falando, que vai samplear, que vai não sei o quê, a gente não conhece bem e vai fazer esse teste".


Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) é o quinto álbum de estúdio do rapper brasileiro Gabriel o Pensador, lançado em 2001 pela gravadora Chaos/Sony Music. Para o disco produzido por Itaal Shur, Liminha e Chico Neves, o cantor queria fazer algo mais reflexivo comparado ao que havia feito anteriormente. Ele queria ajudar as pessoas a pensarem em suas realidades e instigá-los ao desejo de mudança.

Diferente de seus antecessores, o disco usa guitarras, por sugestão do produtor Itaal Shur, o que foi notado e elogiado pela maioria dos críticos, que qualificaram esse como o "mais pesado" de seus álbuns. No entanto, a produção também contou com ritmos mais parecidos com os de seus trabalhos anteriores. A canção "Tem Alguém Aí?" teve a participação de Digão, guitarrista dos Raimundos, enquanto Lenine cantou ao lado de Gabriel em "Brasa".

O disco tem uma concepção interessante em sua capa: na frente se vê uma foto de Gabriel ainda criança, encostado na janela de casa, na contracapa ele já adulto exatamente no mesmo local.

Antecedentes e produção
Com seu disco anterior, Nádegas a Declarar, que foi certificado pela ABPD com um disco de ouro, Gabriel havia chegado ao posto de "preferência nacional". No entanto, nessa época, ele estava "realmente obcecado" em instigar as pessoas a "pensarem, protestarem e quererem mudar isso que está aí"; querendo "dizer as coisas com mais força", encontrou na música essa possibilidade. O cantor afirmou que sempre imaginava que uma hora todos chegariam no limite do que poderiam suportar e que uma hora tudo mudaria, porém ele percebia que, ao invés disso, as coisas pioravam. Ele conclui dizendo: "Mas acho que desta vez está demais. Não dá para continuar." Ele criticou essa situação em "Até Quando?", música na qual diz "espetar" o ouvinte, pois, segundo ele, "os escândalos e as tragédias não provocam mais nenhuma comoção". O uso de guitarras foi uma sugestão dada pelo produtor do CD, Itaal Shur, no entanto Gabriel disse que Seja Você Mesmo (Mas Não Seja Sempre o Mesmo) "não é um CD só de rock, são algumas músicas".

Recepção
O álbum, que havia vendido 100 mil cópias em setembro de 2001, foi bem recebido pela crítica. Os críticos em geral avaliaram esse álbum como "mais rock" que seus anteriores, elogiando a participação do produtor Ital Shur. A crítica da revista IstoÉ Gente, Cassia Dian, disse que a mudança foi positiva, por Gabriel ser não ser tão integrado ao hip hop. Ela escolheu "Se Liga Aí" e "Até Quando?" como as melhores canções da obra e, escrevendo pouco depois do lançamento do disco, classificou o álbum como o melhor da carreira do artista.

Fonte: Wikipedia

Site: www.gabrielopensador.com.br

Outros discos do artista já foram publicados aqui no blog (ache eles AQUI).

Prévia:

PEGUE A BR!
MeGa
Senha: br320
0469

Postar um comentário

0 Comentários